Os caminhões que atendem ao Proconve P8 (equivalente do Euro 6) começam a aparecer no ranking de vendas. E em posição de destaque. Ou seja, mostra uma mudança em relação ao ano passado, quando os caminhões com padrão de emissões Euro 5 tiveram maior destaque nas vendas. Afinal, eram mais baratos e as montadoras fizeram estoque deles.
VEJA TAMBÉM
Mercedes-Benz Atego ganha novo visual a mais versões
Foton lança linha de caminhões no Brasil e inclui modelo elétrico
Kenworth K100, o caminhão que foi astro da TV e virou símbolo dos cabover
Seja como for, entre os caminhões leves, o topo do ranking, que antes era ocupado pelo Volkswagen Delivery 9.170, agora deu lugar ao sucessor Delivery 9.180. O modelo emplacou em janeiro 132 unidades, com 41,5% de participação entre os leves. Logo em seguida está o Mercedes-Benz Accelo 817.
Publicidade
Todavia, vale lembrar que nos últimos dois meses, o caminhão da VW já estava aparecendo no ranking. Enquanto que o representante da marca da estrela de três pontas subiu algumas posições. Isso porque em dezembro o Accelo 817 estava posicionado na 5ª colocação. Em janeiro, o caminhão da Mercedes-Benz conquistou a segunda colocação nas vendas dos leves com 79 modelos. Assim, fisgou 24,9% dos emplacamentos no período.
Seja como for, os números ainda são baixos, afinal partem da base de janeiro. Nesse sentido, pela primeira vez, aparece na terceira posição o Hyundai HD 80. O modelo encerrou 2023 na 9ª posição de vendas. Foram apenas 30 caminhões vendidos. Mas que lhe garantiram no primeiro mês do ano 9,4% do mercado de leves.
Volkswagen tem vantagem
Contudo, até na quantidade de caminhões mais emplacados entre os mais vendidos, Volkswagen Caminhões e Mercedes-Benz empatam. Ou seja, cada uma conta com três modelos na lista dos 10 mais emplacados em janeiro. Porém, na soma das vendas, a vantagem vai para a VWCO, com 165 caminhões emplacados. Enquanto a Mercedes-Benz vendeu 112 unidades.
Motor mais forte
Um dos argumentos do mercado para a boa aceitação do Delivery está no novo motor de 180 cv e torque de 61,2 mkgf. Trata-se de um motor Cummins ISF 3.8. Além disso, completa o três de forças opções de transmissão. Ou seja, manual ou automatizada de seis velocidades.
O Mercedes-Benz Accelo 817 ganhou mais potência e torque. Portanto, o OM 924 LA desenvolve potência de 163 cv e torque de 62 mkgf. O motor trabalha com a caixa Mercedes-Benz G-70 de 6 marchas. Oferecida em duas versões, automatizada e manual.
Caminhões leves mais vendidos em janeiro de 2024
- Volkswagen Delivery 9.180 - 132
- Mercedes-Benz Accelo 817 - 79
- Hyundai HD 80 - 30
- Volkswagen Delivery 6.170 - 18
- Volkswagen Delivery 9.170 - 15
- Iveco Daily 65-170 - 14
- Iveco Tector 9-190 - 9
- Mercedes-Benz Accelo 1016 - 7
- Mercedes-Benz Accelo 815 - 4
- Agrale 8700 - 2
Fonte: Fenabrave