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Foton lança linha de caminhões no Brasil e inclui modelo elétrico

Agora subsidiária da Foton Global, divisão da marca chinesa de caminhões reforça sua gama de modelos no mercado brasileiro

Redação

02 de fev, 2024 · 9 minutos de leitura.

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Foton mostra sua linha de caminhões no Brasil
Foton iBlue 6T
Crédito:Foton/Divulgação
Foton mostra sua linha de caminhões no Brasil

A Foton está no Brasil desde 2011. Porém, só agora passa a atuar no País como subsidiária da Foton Motor Global. Com isso, a marca chinesa está lançando uma gama de novos caminhões com motores a diesel, além de um modelo elétrico. Embora tenha uma ampla lista de produtos, por ora a Foton vai vender no mercado brasileiro caminhões vocacionais, para transporte em áreas urbanas. Ou seja, as opções incluem semileve, leve e médio.

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Vale lembrar que a Foton conta com uma rede de 30 concessionários em 10 Estados e o Distrito Federal. Além disso, a nova fase da empresa no Brasil prevê a inauguração de novas lojas. Segundo o gerente geral da Foton Motor Brasil, Darren Lu, a marca sempre ofereceu no País seus caminhões mais modernos. "Nosso portfólio tem a tecnologia e robustez necessárias para suprir todas as demandas dos clientes que trabalham com caminhões semileves, leves e médios”, diz.


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Caminhões Foton semileves

Ou seja, ele se refere aos modelos Aumark S 715, Aumark S 916 e Aumark S 1217 A/B, com motor a diesel. Bem como elétrico iBlue 6T. Todos são importados da China. De acordo com a marca, seu caminhão de entrada no País é o semileve Aumark S 715, cujo peso bruto total (PBT) é de 7 toneladas. A capacidade de carga útil supera 4,5 t e o peso bruto total combinado (PBTC) é de 9 t. 

Foton/Divulgação
Os caminhões diesel são equipados com motor Cummins e transmissão ZF; fotos: Foton

O motor é o Cummins F2.5, que gera potência de 150 cv e torque de 41 mkgf. Esse motor é combinado à caixa ZF, manual de 6 marchas. O modelo tem tanque de combustível de alumínio, com capacidade de 120 litros. Além disso, a lista de equipamentos é ampla. Assim, inclui volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro automático, sensor de obstáculos na traseira, ar-condicionado, defletor de ar e banco do motorista com amortecedor.


De acordo com dados da Foton, seu caminhão focado em entregas urbanas tem comprimento total de 5.960 mm. A largura é de 1.945 mm e altura, de 2.250 mm. A distância entre os eixos é de 3.360 mm e o comprimento da plataforma de carga é de 4.200 mm.

Além disso, o Aumark S 715 tem suspensão com molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. O sistema de freio de serviço é a ar, com tambor nas rodas dianteiras e ABS nas traseiras. Da mesma forma, há e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Foton leve

O Aumark S 916é o caminhão da Foton no Brasil para o segmento de leves. Seu PBT é de 9 t, a capacidade máxima de carga útil é de 6.021 kg e o PBTC é de 12 t. O motor Cummins F3.8 gera 160 cv de potência e torque de 51 mkgf. A transmissão é ZF 6S558, de seis marchas. Além disso, o tanque de alumínio tem capacidade para 160 litros de diesel.


Entre os itens de série estão volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré. Além do rádio MP3 com bluetooth. O caminhão ainda conta com trio elétrico, barra estabilizadora dianteira e traseira. Assim como defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.

Sua distância entre os eixos de 3.800 mm colabora para a boa desenvoltura na cidade. Nesse sentido, o modelo conta com comprimento total de 6.920 mm, largura máxima dianteira de 2.136 mm, altura de 2.280 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 5.140 mm.

Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. O caminhão ainda traz freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS, ASR e ESC.


Foton/Divulgação
O Foton Aumark S 1217 A/B pode encarar missões rodoviárias de curtas distâncias; fotos: Foton

Para curtas distâncias

Por sua vez, o médio Aumark S 1217 A/B é um caminhão que atua nos serviços urbanos e interurbanos. Do mesmo modo, pode encarar curtas distâncias rodoviárias. Dessa forma, seu PBT é de 11,5 t, com capacidade máxima de carga útil de mais de 8 t e PBTC de 14 t.

O modelo também equipa motor Cummins F3.8. Porém, de 170 cv e torque de 61,2 mkgf, combinado a transmissão ZF 6S558 de seis marchas. O caminhão compartilha dos mesmos itens do seu irmão leve.


Todavia, conta com largura dianteira de 2.190 mm e altura de 2.335 mm. Seu comprimento total chega a 7.995 mm e a distância entre os eixos atinge 4.500 mm. O comprimento da plataforma de carga pode chegar a 6.150 mm. 

O sistema de suspensão do caminhão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. Além disso, traz freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar com tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Além de ABS, ASR e ESC.

O caminhão elétrico iBlue 6T

O Foton iBlue 6T é o caminhão semileve 100% elétrico com PBT de 6 t e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg. Além disso, seu sistema de baterias é da CATL de 81 kWh que acionam um motor silencioso com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).


Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km. Na lista de equipamentos, o veículo traz freio auxiliar, controle de assistência em subida. Além de farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme. 

O veículo tem comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e comprimento da plataforma de carga de 4.140 mm. A distância entre os eixos é de 3.360 mm.

O iBlue 6T vem com sistema de freio hidráulico. Além de ABS, ASR e ESC. Assim como ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.


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