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Mercedes-Benz Atego ganha novo visual e mais versões

Além do visual redesenho Mercedes-Benz Atego passa a ser oferecido também nas versões 1729, direcionada à coleta de lixo, e 1733, para bombeiros

Andrea Ramos

01 de fev, 2024 · 8 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz Atego ganha o visual dos pesados Actros e Arocs
Atego 1733 Bombeiro
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz Atego ganha o visual dos pesados Actros e Arocs

A Mercedes-Benz renovou seus caminhões Atego. Dessa forma, a linha de veículos médios e semipesados da marca passou por facelift, remetendo os irmãos maiores pesados. Além disso, a gama ganhou novos membros para atender o segmento vocacional.

Começando pela estética, a linha Atego para o segmento rodoviário recebeu o desenho frontal da cabine parecido ao do Actros. Enquanto que os semipesados fora de estrada e vocacionais remetem ao Arocs.

Ainda sobre o design, entre as novidades estão o novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, bem como novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária. Do mesmo modo, a grade frontal ficou mais robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que conta com estrutura metálica tubular. Simplificando em caso de manutenção.


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Mercedes-Benz/Divulgação
O Mercedes-Benz Atego off road chega com o visual mais parrudo do Arocs; foto: Mercedes-Benz

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Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Conforme a fabricante, esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões Accelo. O que favorece a intercambiabilidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Vale ressaltar ainda, que o pacote robustez hoje de série no Atego off-road está disponível como opcional para os modelos urbanos que operam no vocacional como na construção civil. Assim como nos rodoviários de uso misto. Como clientes que operam no Ceasa, que retiram a carga na fazenda, por exemplo. Nesse sentido, a principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo de até 5 graus, que facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra. Do mesmo modo, está incluso no pacote proteção de faróis, de cárter entre outros itens.

Atego 1729

A Mercedes-Benz também aproveitou para acrescentar mais dois membros à família. O Atego 1729 e o Atego 1733, para os segmentos de coleta de lixo e bombeiros, respectivamente.


Mercedes-Benz/Divulgação
Os novos Atego vocacionais transportam quatro pessoas; fotos: Mercedes-Benz

Esses caminhões agora trazem a caixa Allison 3000 P automática. Afinal, como é sabido, nesses segmentos por causa do perfil de operação há muita quebra de embreagem. Por isso, a aposta da fabricante da estrela é na redução da manutenção, com a transmissão mais robusta e que dispensa a embreagem.

Dessa forma, o Atego 1729 para compactação de lixo, tem capacidade para 17,1 t de peso bruto total (PBT). Mas pode chegar a 24,1 t de PBT com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras do mercado.


Por essa razão, o caminhão conta com duas opções de distância entre os eixos. De 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

O motor é Mercedes-Benz OM 926 LA de seis-cilindros e 7,2 litros, de 286 cv de potência e 112,2 mkgf de torque. Para suportar os impactos do dia a dia, a suspensão dianteira conta com molas de três lâminas e a traseira com molas curtas reforçadas.

A bordo, o Atego 1729 compactador de lixo traz bancos para três ocupantes, além do motorista, todos produzidos em material que imita couro e cinto de segurança de três pontos. E também escape vertical mais longo.


Essa versão vocacional apresenta para-choque dianteiro off-road que aumenta o ângulo de entrada do veículo. Sendo mais resistente e menos suscetível a quebras.

Atego 1733

Essa versão conta com PBT de 17,1 t e distância entre os eixos de 4.800 mm. O motor OM 926 LA de sei- cilindros e 7,2 litros, oferece 321 cv de potência e 127,5 mkgf de torque. Além disso, o eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. Ou seja, o mesmo vale para o Atego 1729.

A tomada de força desse vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (como item opcional). E seu torque máximo é de 61,2 mkgf. Todavia, por meio do Centro de Customização da própria Empresa (CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.


Mercedes-Benz/Divulgação
Novo visual do Mercedes-Benz Atego deixou a linha mais moderna; foto: Mercedes-Benz

A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. E a traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixes. Conforme a Mercedes-Benz, o quadro sem emenda, atrás da cabine, garante mais robustez e flexibilidade na implementação.

O para-choque dianteiro pode ser off-road ou urbano da cor do veículo. Já a bordo, há bancos para três acompanhantes. A família, incluindo os vocacionais, contam com sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.


Seja como for, a linha Atego agora é formada pelo médio Atego 1419, e os semipesados Atego1719, bem como o 1726 / 1733 plataforma. Assim como os modelos Atego 2429 6x2 e 2433 6x2. O Atego 3033 8x2, Atego 2730 6x4 e 3330 8x4. E os novos 1729 compactador de lixo e 1733 bombeiro.

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