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DAF Citytrain; maior ônibus do mundo levava 350 passageiros

O DAF Citytrain foi um ônibus da marca produzido no final dos anos 1980, e está no livro dos recordes por seu comprimento

Redação

28 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

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DAF Citytrain é o maior ônibus do mundo e leva 350 passageiros
DAF Citytrain é o maior ônibus do mundo e leva 350 passageiros
Crédito:Transporte Mundial Argentina/Divulgação
DAF Citytrain é o maior ônibus do mundo e leva 350 passageiros

Fabricado exclusivamente para serviço no continente africano, em 1989, o DAF Citytrain ainda é considerado um ônibus excepcional. Afinal, graças aos seus 32,2 metros de comprimento, ganhou registro no Livro dos Recordes. O modelo é o mais comprido do mundo.

O ônibus foi uma encomenda realizada pelo governo da República do Congo à DAF. Na época, considerada a fabricante capaz de produzir um veículo chassi robusto, capaz de suportar muitos passageiros. Afinal, na época, 5 milhões de pessoas viviam em Kinshasa, capital daquele País.

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O modelo, mesmo não sendo mais fabricado, supera todos os ônibus convencionais atualmente fabricados. Para efeito de comparação, um ônibus superarticulado no Brasil, que roda no sistema BRT, mede 23 metros. E oferece capacidade para um máximo de 160 passageiros

DAF Citytrain é o maior ônibus do mundo e leva 350 passageiros
Transporte Mundial/Argentina
Modelo foi encomendado devido a alta população na República do Congo, no final dos anos 80

DAF Citytrain

Seja como for, isso significa que o DAF Super CityTrain é bem maior. Por isso, na época, o ônibus era capaz de transportar confortavelmente até 350 passageiros. Sendo cerca de 170 sentados. Embora há informações que em seu pico máximo (com passageiros em pé e bem apertados) o veículo poderia ultrapassar 400 pessoas. 


Seja como for, seu peso vazio, girava em torno de 28 t. Até aí, se comparar com veículos elétricos, os ônibus atuais com a tecnologia têm PBT de 41 t. Como é o caso do BYD D11B, de 22 metros articulado.

Mas, no caso do DAF, essa característica relacionada ao seu PBT, ocorre porque o modelo foi produzido de uma forma diferente. Na verdade, um trator puxava todo o salão do ônibus. Assim, o veículo tinha duas partes.

Na configuração padrão chamada “CityTrain”, o ônibus consistia em um trailer de passageiros York produzido com 14 metros de comprimento. Além de um trator DAF FT2600 4x2. Modelo com cabine estendida e teto baixo. Sua função era rebocar o ônibus que tinha saída dos dois lados do veículo. Por isso, o nome City Train.


Seja como for, foram fabricadas apenas duas versões do DAF CityTrain. O primeiro foi equipado com um único reboque. Portanto, muito parecido com os ônibus convencionais de até 80 passageiros. Enquanto que o segundo por ser maior, ganhou o nome “Super” E a fama de o ônibus mais longo do mundo.

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