Mercado

O caminhão leve mais vendido em 2023 é Euro 5; veja o ranking

Além do líder, Mercedes-Benz Accelo 1016, o VW Delivery 9.170, segundo colocado no ranking, também tem motor 'antigo'

Andrea Ramos

05 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

O caminhão leve mais vendido em 2023 é Euro 5; veja o ranking
Accelo
Crédito:Mercedes-Benz
O caminhão leve mais vendido em 2023 é Euro 5; veja o ranking

Apesar da entrada em vigor do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, há um ano, um caminhão com motor Euro 5 foi o leve mais vendido do Brasil em 2023. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, trata-se do Mercedes-Benz 1016 Accelo. O modelo feito em São Bernardo do Campo (SP) somou 1.642 emplacamentos no ano passado.

VEJA TAMBÉM
Atlas é o primeiro caminhão elétrico pesado feito no Brasil
Veja os novos caminhões que chegam ao Brasil em 2024
Venda de ônibus cresce mais de 12% no Brasil em 2023

Vale lembrar que, com as novas normas de controle de emissões de poluentes, os caminhões ficaram até 30% mais caros. Porém, algumas fabricantes aumentaram a produção de modelos Euro 5 no fim de 2022. Com isso, havia bom estoque desses veículos nas concessionárias. Como resultado, a vice-liderança ficou com o Volkswagen Delivery 9.170, com 1.276 vendas, que também tem motor Euro 5.


Publicidade

Isso ocorre porque os segmentos mais impactados por aumentos de preços são os de caminhões menores. Portanto, isso explica a alta na produção dos modelos Euro 5. Assim, o Accelo 1016 conquistou 22,57% de participação entre os leves. Um resultado relevante. Porém, só 38 unidades foram emplacadas em dezembro.

Caminhão leve mais vendido tem sucessor

Ou seja, isso indica que os estoques de caminhões Euro 5 estão acabando. Como resultado, em breve as concessionárias terão apenas unidades do Accelo 1017. Segundo a Mercedes-Benz, o novo motor Euro 6 consome até 8% menos combustível que o anterior.

Trata-se do OM 924 LA, de 4,6 litros. Conforme a fabricante, o quatro-cilindros em linha gera 163 cv de potência a 2.200 rpm e 62,2 mkgf de torque a partir das 1.200 rpm. Para comparação, o motor Euro 5 do Accelo 1016 tem 156 cv e 62 mkgf, respectivamente.


Volkswagen deve liderar em 2024

Do mesmo modo, o Delivery 9.170, que também tem motor Euro 5, teve apenas dez unidades vendidas em dezembro. Porém, ao longo de 2023 o caminhão leve da Volkswagen Caminhões somou 1.276 emplacamentos. Com isso, teve 15,59% de participação de mercado e ficou com a vice-liderança.

Sucessor do 9.170, o Delivery 9.180 aparece na terceira posição do ranking. Em dezembro, o novato com motor Euro 6 teve 201 emplacamentos. Segundo os dados da Fenabrave, no acumulado de 2023 suas vendas totais foram de 1.159 unidades. Conforme a VWCO, o motor Euro 6 da nova versão do caminhão leve gera 180 cv e 61,2 mkgf. Além disso, a faixa plana de entrega de torque é 15% maior que a anterior. 

O caminhão leve mais vendido em 2023 é Euro 5; veja o ranking
Volkswagen Delivery 9.180 tem motor Euro 6 de 180 cv e 61,2 mkg; Foto: VWCO

Os 10 caminhões leves mais vendidos em dezembro e no acumulado de 2023

  1. Mercedes-Benz Accelo 1016: 38 (1.642)
  2. Volkswagen Delivery 9.170: 10 (1.276)
  3. Volkswagen Delivery 9.180: 201 (1.159)
  4. Mercedes-Benz Accelo 815: 3 (845)
  5. Mercedes-Benz Accelo 817: 120 (801)
  6. Iveco Tector 9.190: 14 (493)
  7. Hyundai HD 80: 24 (317)
  8. JAC IEV1200T: 4 (227)
  9. Volkswagen Delivery 6.170: 17 (156)
  10. Iveco Daily 65-170: 13 (113)
    Fonte: Fenabrave

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião