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Atlas é o primeiro caminhão elétrico pesado feito no Brasil

Com chassi do Mercedes-Benz Axor, Atlas é o primeiro caminhão elétrico com capacidade máxima de tração de 120 toneladas fabricado no País

Andrea Ramos

04 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Atlas é o novo caminhão elétrico produzido no Brasil
Atlas é o novo caminhão elétrico produzido no Brasil
Crédito:VIX Logística
Atlas é o novo caminhão elétrico produzido no Brasil

A VIX Logística, que faz parte do Grupo Águia Branca, está lançando o primeiro caminhão elétrico pesado feito no Brasil. Segundo a empresa, o modelo, batizado de Atlas, tem capacidade máxima de tração (CMT) de 120 toneladas. Para isso, seu motor elétrico gera potência de 450 kWh, equivalentes a pouco mais de 600 cv.

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Inicialmente, clientes da VIX vão testar o Atlas por 12 meses. Assim, o foco são locais fechados, como, por exemplo, áreas portuárias e de mineração. Depois, a empresa avalia ampliar a oferta do caminhão, inclusive para outros tipos de atualização.


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Atlas tem chassi de Mercedes-Benz Axor

Atlas é o novo caminhão elétrico produzido no Brasil
O chassi do Mercedes-Benz Axor 3344 é a base do Atlas; FOTOS: VIX

Segundo a VIX, o chassi do Mercedes-Benz Axor 3344 serviu de base para o Atlas. Ou seja, um caminhão focado em operações no fora de estrada. Porém, o sistema de propulsão elétrico substitui o convencional. Isso inclui um pacote de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP).

De acordo com a empresa, o sistema tem capacidade de 200 kWh. Portanto, a autonomia pode chegar a 16 horas, conforme a VIX. Porém, com o sistema elétrico a companhia deixa de queimar cerca de 8.300 litros de diesel. Como resultado, são 21 toneladas CO₂ a menos na atmosfera.


Capacidade de 120 t

Seja como for, além do sistema elétrico o caminhão recebeu outras alterações. É o caso do conjunto de tração, que garante CMT de até 120 t. “O objetivo é encontrar o melhor equilíbrio entre capacidade de tração, autonomia e dimensões dos pacotes de bateria”, diz o executivo da VIX, Elias Alves.

De acordo com ele, a recarga requer sistema rápido, de corrente contínua. Além disso, o pacote de baterias tem sistema de controle automático de temperatura. Bem como de supressão de incêndio, de contenção mecânica de proteção e de isolamento.

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