Notícias

Caminhão Kenworth tem apelido de 'miojito', já usado pela Jeep; veja o vídeo

Com pintura verde metálica e cabine remodelada, caminhão Kenworth customizado por famoso preparador de caminhões ganhou vários concursos

Aline Feltrin

27 de dez, 2023 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

caminhão
A cor verde é o primeiro detalhe do caminhão que chama atenção
Crédito:Overdrive| Reprodução

Natural de Cokeville, Wyoming, nos Estados Unidos, Cody Davis tem experiência em conquistar prêmios em exposições de caminhão. Em junho, Davis e seu Kenworth W900L de 2022, chamado "Mojito", ganharam o primeiro lugar na categoria Trator e Reboque. Além do prêmio de Melhores Luzes no concurso Shell Rotella SuperRigs na cidade de Gillette, em Wyoming.

Em novembro, Davis conquistou mais dois reconhecimentos para seu impressionante veículo de transporte de gado. Assim, recebeu prêmios de primeiro lugar na competição Pride & Polish de 2023 da revista Overdrive nas categorias Interior e Combo Funcional, para veículos fabricados a partir de 2008.

VEJA TAMBÉM
IPVA 2024: tabela para caminhões e ônibus é liberada; calcule o imposto
Biodiesel: mistura de 14% é prejudicial para o caminhão? Entenda
Volvo FM Electric chega ao Brasil por meio de locação; veja o preço


Publicidade

Kenworth W900L de 2022 de Cody Davis, apelidado de "Mojito". Foto: Overdrive|Reprodução

O caminhão, portanto, é a primeira construção completa que Davis realizou em sua carreira como proprietário-operador, que começou antes mesmo de ele ter idade legal para dirigir. O pai de Davis, Tim, fundou a Davis Trucking em 1996. E Cody cresceu viajando com seu pai durante os verões. E sempre que não estava na escola. "Eu estou nisso desde sempre", disse Cody. "Aliás, ele me ensinou a dirigir. Eu trabalhei com ele até ser velho o suficiente para obter minha própria licença e começar a dirigir caminhões", recorda.

Caminhão encomendado do zero na fábrica

Seja como for, o "Mojito" de Cody foi encomendado "do zero na fábrica", disse ele. E "sem para-choque, quebra-sol, luzes, nada". Após retirá-lo em agosto de 2021, ele o levou diretamente para a oficina Performance Diesel Inc. (PDI) em St. George, Utah, onde foi transformado, portanto, na peça de destaque funcional que é hoje.


O interior do caminhão tem bastante verde. Foto: Overdrive | Reprodução

Verde para o filho daltônico

Asim, a primeira coisa que chama a atenção de qualquer pessoa: a cor. Aliás, Cody disse que seu filho, que é daltônico, escolheu o verde porque é uma das cores que ele consegue ver. "Essa é a cor favorita dele. Por isso a escolheu e partimos dela", disse. A cor é, portanto, de onde se origina o apelido do veículo. Até recentemente, a Jeep, marca de SUVs 4x4 da Stellantis, tinha opção de cor verde chamada "Mojito" que era semelhante à do caminhão de Cody. Ele nomeou o caminhão com base nisso.

O modelo da Kenworth também foi escolhido pelos leitores da Overdrive no concurso "Pride & Polish" deste ano como o vencedor na categoria Interior. A Two Bee’s Upholstery, Spare Time Fab e Rockwood Products cuidaram da construção interna. A direção de Cody para o tema interno foi "apenas tentar fazer com que tudo combinasse em cores e fluísse perfeitamente" com o exterior do caminhão.


Na época em que a Overdrive encontrou Davis no SuperRigs em junho, o caminhão - na estrada por cerca de um ano e meio naquele momento - já tinha 300.000 milhas no hodômetro. Mas os últimos meses não foram gentis com ele quando se trata de continuar rodando.

Botões estofados em toda a cabine do caminhão. Foto: Overdrive | Reprodução

Motor Cummins de 650 cavalos

O motor Cummins X15 de 605 cv apresentou problemas, sofreu uma rachadura e teve uma junta de cabeçote estourada, o que deixou o caminhão parado por cerca de quatro meses. Após período inativo, o veículo agora está com aproximadamente 400.000 milhas, mas Davis espera que o novo motor o mantenha em movimento em 2024.


O próprio negócio tem sido robusto para a Davis Trucking. "Todo mundo precisa comer carne", disse ele. Com motores potentes e reboques altos para transporte de gado, como o Merritt de 2023 que o ajudou a conquistar a vitória na categoria Working Combo - "pára-quedas", como Davis chama os reboques -, seus caminhões têm uma média de cerca de 4 milhas por galão, mas as empresas para as quais ele transporta estão bem cientes dos custos de combustível e os incorporam nas tarifas.

Motor verde para combinar com o caminhão. Foto: Overdrive| Reprodução

Frete mais alto

"Muitas de nossas tarifas dependem do preço do combustível", disse Davis. "Quando o preço do combustível sobe, nossas tarifas aumentam. Não nos afeta muito, mas ainda dói gastar para encher o tanque. Porém, no final conseguimos recuperar com a tarifa", diz.


Olhando para 2024 e os próximos anos, Davis disse que seu próximo objetivo é poder comprar um caminhão sem financiamento. "Esperamos poder fazer isso no próximo ano, mas veremos como vai", disse ele. "Não quero crescer muito rápido e ter problemas. Estamos apenas tentando ir com o fluxo", conta o preparador.

Siga o Estradão no Instagram!

Veja como é o caminhão Kenworth customizado que ganhou prêmios nos EUA

Deixe sua opinião