A venda de ônibus novos no Brasil caiu 28,19% em janeiro quando se compara com igual período do ano passado. Ou seja, no mês passado os fabricantes venderam 1.546 ônibus ante as 2.153 vendas de janeiro do ano passado. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.
Do mesmo modo, a retração é vista quando se compara com dezembro. Dessa forma, no último mês de 2023, o setor vendeu 1.877 ônibus. Portanto, queda de 17,63% frente à janeiro.
VEJA TAMBÉM
Mercedes-Benz Atego ganha novo visual a mais versões
Foton lança linha de caminhões no Brasil e inclui modelo elétrico
Kenworth K100, o caminhão que foi astro da TV e virou símbolo dos cabover
Publicidade
Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., também ocorreu queda na produção. Afinal, a indústria está se ajustando para atender o Programa Caminho da Escola, que vai demandar perto de 15 mil ônibus em 2024.
Vendas de ônibus devem crescer
"Essa variação já era esperada. Acreditamos na continuidade da recuperação dos emplacamentos de ônibus, também para o transporte rodoviário e urbano", diz Andreta Jr.
Nesse sentido, mesmo com a queda em janeiro, os fabricantes estão otimistas. Assim, apostam no crescimento de 10%, isso fora os modelos feitos para o Caminho na Escola. Ou seja, com o programa, o segmento pode crescer cerca de 50% e chegar a 30 mil unidades.
Os números também são positivos porque o setor aposta nas vendas de modelos rodoviários. Nesse sentido, o mercado de DD (Double Deck) cresceu no País nos últimos meses.
Confira o ranking das marcas de ônibus no Brasil em janeiro
- Mercedes-Benz: 929 (60,09%)
- Volksbus: 277 (17,92%)
- Marcopolo: 176 (11,38%)
- Iveco: 83 (5,37%)
- Scania: 34 (2,20%)
- Volvo: 34 (2,20%)
- Induscar: 8 (0,52%)
- Agrale: 4 (0,26%)
- BYD: 1 (0,06%)