Há 30 anos, a Volvo Trucks apresentava o cavalo-mecânico FH. Assim, chegava ao mercado a linha de caminhões que se tornaria a mais vendida da marca no mundo. No Brasil, o Volvo FH lidera as vendas de caminhões novos há cinco anos. E deve repetir o feito em 2023. Afinal, de janeiro a agosto o modelo soma 4.251 emplacamentos. Portanto, 1.337, ou 46%, a mais que o vice-líder, Volkswagen 11.180.
Desde o início da produção na Suécia, em 1993, o Volvo FH se destaca pelo desenho inovador. Bem como por estar constantemente na vanguarda tecnológica do setor. Nesse sentido, foi um dos primeiros caminhões a trazer tecnologias de segurança ativa. É o caso de sistemas como controle eletrônico de velocidade e frenagem automática de emergência, por exemplo.
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Não por acaso, o Volvo FH é um dos maiores sucessos da indústria de caminhões no mundo. Segundo a marca, o modelo teve cerca de 1,4 milhão de vendas nos 80 países em que é oferecido. Aliás, Volvo FH foi eleito o caminhão do Estradão no Prêmio Mobilidade Estadão 2023. Entre os méritos, o cavalo-mecânico tem uma série de recursos que elevaram o nível dos caminhões disponíveis no País.
Novo padrão de caminhão
Há 30 anos, a Volvo estreava uma nova plataforma com o FH. Em outras palavras, o modelo tinha chassi totalmente novo e desenho que facilitou a utilização de soluções flexíveis para diversas aplicações no setor de transporte de carga.
Além disso, o FH estrou o motor D12, de 12 litros e seis cilindros em linha. Depois, em 2006, a marca lançou o motor D13, de 13 litros. Em 2011, foi a vez do D16, de 16 litros e 750 cv de potência. Vale ressaltar que o FH 750 é o modelo com motor de seis cilindros em linha mais potente do mercado.
Evidentemente, há caminhões com motores mais potentes, como o também sueco Scania, de 770 cv e o chinês Schacman, de 800 cv. Porém, embora sejam de 16 litros, eles têm oito cilindros em V. Ou seja, estamos falando da famosa configuração V8.
Seja como for, o Volvo FH foi recebendo inovações ao longo dos anos. Assim, entre elas os caminhões ganharam itens como air bag para o motorista e transmissão automatizada. Bem como sistema de direção dinâmica. Espelhos retrovisores mais finos também foram uma novidade lançada no modelo. Mais recentemente, o cavalo-mecânico recebeu faróis em forma de "V".
Volvo FH foi o primeiro caminhão com ABS do Brasil
O Volvo FH chegou ao Brasil no mesmo ano do lançamento na Europa. Portanto, inicialmente o modelo importado virou o sucessor do bicudo NH. Porém, já em 1994 a marca começou a produzir o novo caminhão na planta de Curitiba.
Assim, a primeira versão oferecida no País foi a FH 12. Portanto, a pioneira da marca com cabine avançada no mercado brasileiro. Conforme a fabricante, o motor com gerenciamento eletrônico oferecia ótima eficiência. Afinal, sistemas mecânicos, como a bomba injetora, foram substituídos por dispositivos bem mais modernos.
Outro destaque era a cabine, feita para oferecer mais conforto e segurança ao motorista. Nesse sentido, o Volvo FH trouxe o conceito conhecido como “célula de sobrevivência”. Como resultado, a cabine FH virou referência no mercado. Além disso, o modelo inovou ao ser o primeiro caminhão do Brasil com freios com sistema ABS.
Em 1998 FH pode ser financiado
Em 1998, o Volvo FH ganhou alto índice de nacionalização. Assim, os transportadores passaram a ter acesso a linhas de crédito para compras por meio de financiamento. O modelo nacional também trouxe um sistema que evita evita que o caminhão atropele veículos pequenos em caso de colisão frontal. Outra inovação foi a introdução do air bag como item opcional.
Em seguida, um ano após ser nacionalizado, o FH deu um dos mais importantes saltos tecnológicos de sua trajetória. Entre elas está o motor motor D12C, com potências de 380 cv e 420 cv. Por sua vez, o painel de instrumentos trazia um avançado computador de bordo.
A novidade incluía o chamado Trip Manager. Ou seja, permitia a conexão, por meio de cabo, com os computadores das transportadoras. O sistema de conectividade, até então inédito, permitia baixar os dados do caminhão para posterior análise dos gestores de frota. Como resultado, era possível criar normas de treinamento de motoristas, por exemplo.
Transmissão automatizada I-Shift
A geração seguinte do FH ficou marcada por várias mudanças na cabine. Um novo conjunto óptico, mais longilíneo e eficiente, recebeu o apelido de “chinesinho”. Além disso, o modelo ganhou novos painel de instrumentos, bancos e camas. Da mesma forma, o motor evolui para o D12D, com destaque para a melhor performance.
Nesse sentido, seus 460 cv eram a maior potência entre os caminhões do Brasil na época. Porém, a mais importante evolução foi a adoção da transmissão automatizada I-Shift. O sistema, com gerenciamento eletrônico, garantia trocas de marcha mais eficientes. Assim, houve melhoria na economia de combustível e no conforto ao motorista. Porém, a capacidade de carga era limitada a 45 toneladas.
Em 2006, além do fim do bicudo NH, houve importantes mudanças na linha Volvo oferecida no Brasil. O motor D13A, de 520 cv de potência, estreou no País. Com isso, permitia o uso de composições do tipo bitrem, de 57 t. Outro destaque era o freio motor com 500 cv de potência. Assim como a nova geração da transmissão I-Shift, que elevou a capacidade do caminhão para 60 t.
Sistemas de segurança ativa
Entre as várias novidades, o Volvo FH trouxe importantes sistemas eletrônicos voltados à segurança. É o caso do dispositivo que avisa quando o caminhão começa a sair da faixa sem que o motorista tenha acionado as setas. Além disso, há um recurso que adapta a velocidade do caminhão conforme o fluxo do tráfego à frente, automaticamente.
Outra inovação é o gerenciamento eletrônico dos freios, que regula a atuação nos vários eixos de forma independente. Além disso, há o sensor de ponto cego, que alerta sobre a presença de veículos fora do campo de visão do motorista.
Outro item inovador é o bafômetro Inibidor de partida. Ou seja, o motorista só consegue ligar o caminhão se comprovar que não ingeriu bebida alcoólica. Completava o pacote de inovações de segurança a luz de conversão. Ou seja, o facho aponta para o mesmo lado em que o volante está sendo virado.
Motores Euro 5
Para cumprir as novas regras de controle de emissões, em 2012 o FH ganhou os motores D13C. Com isso, a Volvo adorou o sistema SCR, que trata os gases do escapamento por meio de um catalisador inovador. Além disso, o dispositivo passou a utilizar aditivo redutor, o chamado Arla 32. Entre as evoluções, a potência chegava a 540 cv.
Mais potente e com menores índices de emissões, a geração Euro 5 era ainda mais econômica do que a anterior. Contribuiu com isso o avanço da oferta da transmissão I-Shift. Conforme a Volvo, atualmente essa caixa equipa 85% da linha de caminhões FH vendida no Brasil.
Um ano depois, a Volvo lançou no Brasil o FH 16 750, com motor de 750 cv e tração 8x4. Ou seja, esse caminhão tem capacidade de até 250 toneladas. Como resultado, esse caminhão foi utilizado no transporte, por exemplo, de rotores da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará. Para isso, três FH 750 foram atrelados a uma composição com 36 linhas de eixo.
Caminhões conectados
Em 2014, a linha Volvo FH foi totalmente renovada. De acordo com a marca, trata-se da mais importe atualização feita nas cabines desde o lançamento do modelo. Além do espaço, que cresceu em 1m³, chama a atenção o alto nível de soluções eletrônicas.
Nesse sentido, o caminhão ganhou dispositivos que permitem seu monitoramento e a intervenção remota em tempo real. Com isso, a marca passou a oferecer o Volvo Dynafleet, sistema de gestão de frotas. Bem como o I-See, que utiliza o navegador GPS para, por exemplo, antecipar as trocas de marcha de acordo com a topografia da via à frente.
Em 2016, a Volvo lançou a sexta geração da transmissão I-Shift na linha FH. Na prática, além de garantir maior conforto e segurança, houve redução no consumo de diesel. Assim como ampla melhoria na disponibilidade do caminhão, graças ao aumento da durabilidade de componentes do sistema.
1 milhão de unidades vendidas
Em 2018, ao completar 25 anos no mercado, o Volvo FH chegou à marca de 1 milhão de unidades vendidas no mundo todo. Desse total, 130 mil foram emplacadas na América Latina. No Brasil, a Volvo apresentou uma edição comemorativa pintada de vermelho perolizado. Assim, a cor fazia referência às primeiras unidades do modelo trazidas ao País.
Em 2021, a Volvo lançou a nova geração do FH, que ficou até 5% mais econômica. Para isso, a marca atualizou vários sistemas, como a transmissão automatizada. Também colabora a nova versão do I-See. Com o início da vigência do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, o Volvo FH vendido no Brasil passou a ser igual ao oferecido na Europa.
Assim, o modelo conta, por exemplo, com o novo motor D13K, com cinco opções de potência. Ou seja, de 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. Conforme a marca, novas tecnologias voltadas à redução das emissões também foram incorporadas. Do mesmo modo, a caixa I-Shift foi atualizada. Como resultado, a redução de consumo de diesel chega a 8% na comparação com os motores da geração anterior.