Avaliação

DAF XF com suspensão pneumática ficou gostoso de dirigir

Novo DAF XF 480, que está entre os caminhões novos mais vendidos, ficou mais confortável e trata melhor cargas frágeis, como hortifrutis e vidros

Andrea Ramos, Ponta Grossa, PR

01 de set, 2023 · 8 minutos de leitura.

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Impressões: DAF XF com suspensão pneumática ficou mais gostoso dirigir
Impressões: DAF XF com suspensão pneumática ficou mais gostoso dirigir
Crédito:Leo Souza/Estadão
Impressões: DAF XF com suspensão pneumática ficou mais gostoso dirigir

O DAF XF já é um dos caminhões mais vendidos do Brasil. Conforme a Fenabrave, a versão com motor de 480 cv está na quarta posição no ranking. Agora, para manter o modelo competitivo, a marca passa a oferecer opção de suspensão pneumática. Assim, avaliamos o DAF XF 480 na versão 6x2 com o novo dispositivo.

Atualmente, o sistema está presente em boa parte dos caminhões 4x2 e 6x2 vendidos no Brasil. Afinal, além de trazer conforto ao motorista, também preserva a carga transportada. Assim, quem transporta mercadorias frágeis, como hortifrutis e vidros, é foco da empresa com a novidade.

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Daf tem suspensão acionada remotamente

Dessa forma, a suspensão a ar controlada eletronicamente (ECA) dos caminhões DAF tem algumas facilidades. Por exemplo, pode ser comandado eletronicamente, e de dentro da cabine, por controle remoto. Além disso, a altura do chassi pode ser ajustada para facilitar a conexão com variados tipos de implementos.

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Pelo computador de bordo, o motorista consegue monitorar o sistema em cada eixo

Do mesmo modo, durante a viagem, caso a carga se movimente, o motorista pode ajustar a distribuição de peso por eixo. Assim, dá para evitar sobrepeso em um dos eixos. Portanto, o recurso também colabora para evitar multas, por exemplo.

O conforto a bordo é outro benefício. Afinal, o DAF XF já é um caminhão agradável de dirigir, uma vez que tem banco do motorista com suspensão a ar de série. Mas, mesmo assim, o novo sistema deixa o veículo ainda mais confortável.

Aliás, o conjunto é bem construído para enfrentar o dia a dia das estradas. Portanto, ao passar por um buraco, por exemplo, o caminhão se mantém firme. Na prática, isso também ajuda a aumentar a produtividade. Afinal, contribui para reduzir o cansaço do motorista, que não fica sacolejando.


Construído para as operações rodoviárias

Ademais, tecnicamente, o DAF XF é um caminhão com boas soluções. Nesse sentido, traz suspensão dianteira e traseira com molas parabólicas. Conforme motoristas e transportadores, o trem de força já é considerado o seu maior trunfo.

O motor Paccar ganhou fama de ser parrudo, segundo os motoristas. Conforme a marca holandesa, o MX-13 de seis-cilindros em linha gera 480 cv de potência a 1.600 rpm e 255 mkgf de torque no intervalo entre 900 rpm e 1.365 rpm.

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Mesmo na cabine intermediária, o DAF traz muito conforto para o motorista e muito espaço interno

Assim, esse comportamento contribui com o menor consumo de diesel. Além disso, o diferencial alongado, de 2,85:1, também atua nesse sentido. O que, segundo a DAF, atende grande parte das atividades com o caminhão trucado.

Contudo, a marca dispõe de outras opções de relações. Inclusive mais longas ou mais curtas. E que são indicadas levando em conta a rota e o peso que o caminhão vai levar.

A caixa é a topo do mercado

Em combinação com o Paccar está a transmissão ZF Traxon. Essa caixa conta com o controle de cruzeiro preditivo CCP. Ou seja, o GPS permite antecipar a topografia da via com 2,5 km de antecedência. Dessa forma, o sistema engata a marcha mais adequada de forma automática.


Portanto, sem interferência do motorista. Seja como for, quando se pisa no pedal do acelerador, o Paccar responde de imediato. Do mesmo modo, a Traxon gerencia com eficiência a força disponível.

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DAF XF está há 10 anos no Brasil e já ocupa a posição dos pesados mais vendidos no País

Em velocidade de cruzeiro, a 80 km e com a 12ª marcha engatada, a rotação chega a 1.000 rpm. Claro que o fato de o caminhão estar sem lastro facilitou essa agilidade nas respostas. Seja como for, outro atributo é o bom isolamento acústico. Com o ar-condicionado ligado, o nível de ruído a bordo ficou em 62 decibéis.


Recursos que apoiam a direção

Além disso, o DAF traz sistema de auxílio de partida em rampa (HSA). Da mesma forma, o Eco Roll faz com que o caminhão rode sempre no modo mais econômico. Porém, se for preciso maior desempenho há o modo performance. Após 60 segundos, o sistema volta ao modo econômico caso a aceleração mais forte deixe de ser exigida. Assim, o objetivo é o menor consumo de diesel.

Também se destaca o bom acabamento. Andamos no modelo com cabine intermediária, que já conta com vários recursos. Por exemplo, há painel com mostradores digitais e analógicos, tela de 7” e volante multifuncional. Além disso, os revestimentos são macios ao toque.

Da mesma forma, os bancos são revestidos de tecido em tom escuro. Na parte inferior da cama, ainda há uma geladeira. Além disso, o DAF vem com controle eletrônico de estabilidade. Porém, equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, AEBS e avisos de risco de saída involuntária da faixa e de colisão frontal são opcionais.


Ficha técnica DAF XF 480

AplicaçãoRodoviária
MotorPaccar MX-13, seis-cilindros em linha, 13 litros, 480 cv e 255 mkgf de 900 a 1.365 rpm
TransmissãoZF Traxon, de 12 marchas, automatizada 
Entre-eixos3.600 mm
Suspensão dianteiraMola parabólica 
Suspensão traseiraMola parabólica 
PBT (kg) (técnico/legal)27.100/23.000
PBTC (kg)56.900
Peso em ordem de marcha (kg)9.705
PreçoR$ 1.075 milhão
Fonte: DAF Caminhões
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