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Volvo FH 540 é o 'Caminhão do Estradão' no Prêmio Mobilidade Estadão 2023

Escolhido pelo time de especialistas do Estradão, Volvo FH 540 venceu por antecipar tecnologias que viraram tendência entre caminhões pesados

Redação

12 de dez, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Volvo FH 540
Volvo FH 540 foi o escolhido da redação do Estradão por antecipar tendências de tecnologias
Crédito:Volvo/Divulgação

O Volvo FH 540 foi eleito pelo time da redação do Estradão como o melhor caminhão do Brasil. Assim, o cavalo-mecânico é o vencedor do Prêmio Mobilidade Estadão 2023. Entre as virtudes do modelo estão o baixo consumo de combustível e as várias soluções de segurança e conectividade. Não por acaso, o Volvo é o caminhão mais vendido do País há quase uma década.

Neste ano, até novembro, o modelo já emplacou 7.499 unidades. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, mais de 60% das vendas são da versão com tração 6x4. Ou seja, com foco no transporte rodoviário de longas distâncias, sobretudo para operações com rodotrem e bitrem. Além disso, é um caminhão muito utilizado no agronegócio.

Volvo FH antecipou tendências

O Volvo FH 540 tem motor D13 de 13 litros e seis cilindros em linha. A potência é de 540 cv a partir das 1.450 rpm e o torque alcança 265 mkgf a 1.050 rpm. O câmbio automatizado I-Shift de 12 marchas é de série. A Volvo lançou a caixa na linha FH no Brasil em 2013.


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Volvo FH 540 prêmio
Volvo FH 540 é voltado a operações rodoviárias de longa distância (Foto: Volvo)

Desde então, a transmissão ganhou espaço no País. Atualmente, esse tipo de câmbio está presente em quase todos os caminhões pesados à venda por aqui. Além disso, o Volvo FH ganhou, há mais de 12 anos, sistemas eletrônicos de segurança ativa. Atualmente, o cavalo-mecânico tem dispositivos como frenagem automática de emergência, controle eletrônico de estabilidade e assistente de permanência em faixa. Mas alguns desses recursos são opcionais.

Por fim, o Volvo FH 540 sempre foi precursor na oferta de sistemas para redução do consumo de diesel. Nesse sentido, uma das novidades é o chamado I-See. O recurso faz a leitura da estrada por onde o caminhão trafega. Assim, em conjunto com o navegador GPS, o câmbio "escolhe" automaticamente a marcha ideal de acordo com a necessidade.


Redução do consumo

Para isso, cruza dados como velocidade, peso da carga transportada e topografia da pista - inclusive na via à frente. Assim, pode acelerar ou reduzir a velocidade, baixar ou subir de marcha sozinho, sem qualquer interferência do motorista. Como resultado, proporciona a melhor eficiência do conjunto. A Volvo ainda oferece outros itens focados na redução do consumo. Como o pacote aerodinâmico, com equipamentos que diminuem a resistência ao ar.

É o caso dos defletores laterais e de teto, por exemplo. De acordo com a marca sueca, a diminuição do gasto com combustível pode variar de 3% e 8%. Outra inovação no campeão de vendas da Volvo está no para-lamas traseiro. Segundo informações da montadora, a solução reduz a turbulência do ar que passa entre a cabine e o implemento. Já o para-lamas dianteiro envolvente melhora a passagem de ar na região das caixas de rodas.

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