O Volvo FH Electric foi escolhido o "Caminhão Internacional de 2024". Ou seja, levou a estatueta mais concorrida do mercado global de caminhões. Para tanto, superou todos os concorrentes mundo afora, de todos os segmentos. Jornalistas elegeram o brutão da marca sueca, que no Brasil é o carro-chefe de vendas, mas na versão a diesel.
Ao explicar a decisão, o júri elogiou o desempenho do Volvo FH a bateria. Entre os principais trunfos do modelo foram destacados, por exemplo, a aceleração contínua, a operação silenciosa e a ausência de vibrações a bordo - característica comum nos caminhões a combustão.
LEIA MAIS
Caminhões ganham tecnologias para melhorar o transporte; listamos 5
Ônibus gigante chinês para até 1.400 passageiros foi uma grande fraude
Nova Renault Master chega à Europa e pode vir ao Brasil
Publicidade
"Com a introdução do FH Electric, a Volvo Trucks passou a contar com uma linha de veículos elétricos a bateria de última geração para uma ampla gama de operações de transporte. Isso prova que a transição energética ganha força mesmo no desafiador ambiente de negócios atual", valoriza o presidente do International Truck of the Year, Gianenrico Griffini.
Seja como for, em 2019, a Volvo Trucks foi a primeira fabricante global a iniciar produção em série de caminhões elétricos. Atualmente, a marca oferece uma linha elétrica, com seis modelos projetados para lidar com uma ampla variedade de utilizações. Assim, a Volvo lidera o mercado de caminhões elétricos pesados na Europa, com uma participação de 49%.
No Brasil, Volvo elétrico também é destaque
A Volvo também ousou ao apresentar no Brasil o FM Elétrico. O modelo roda em testes desde o início deste ano em operações de transportadores. Aliás, a marca já tem uma fila de clientes à espera para avaliar o novo modelo. Enquanto isso, os clientes que testaram o modelo aguardam seu lançamento oficial. Para, assim, levarem o modelo para a garagem. Dessa forma, a expectativa é que seu lançamento ocorra em 2024.
Tamanho e tecnologia, o caminhão tem de sobra. Por essa razão, o Volvo FM também levou para casa a estatueta do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024, na Trilha do Estradão. Na premiação brasileira do Grupo Estado, a fabricante sueca ganhou na categoria Melhor Caminhão Elétrico.
O Volvo FM Eletric estreou no Brasil durante a Fenatran de 2022. E logo despertou o interesse dos transportadores. Afinal, o modelo traz todos os predicados conhecidos pela marca relacionados às tecnologias avançadas de segurança e conforto. Mas com a vantagem de ter um motor livre de emissões. Dessa forma, tornou-se opção para os grandes frotistas que querem reduzir a geração de carbono em suas operações logísticas.
Volvo FM Eletric tem 300 km de autonomia
Dessa forma, o FM Eletric atende às operações urbanas e regionais. Para isso, conta com um pacote de até seis baterias. Assim, garante autonomia de até 300 km. Nesse sentido, de acordo com a Volvo, a depender da potência do eletroposto, a recarga leva de 1h30 a 8h. Ou seja, conforme o tipo de carregador e a quantidade de baterias.
Vale lembrar que o FM Electric tem sistema de freios do tipo regenerativo. Dessa forma, regenera as baterias durante as desacelerações e frenagens. Além disso, o modelo conta com motor elétrico poderoso e capaz de gerar potência de 490 kWh, equivalentes a pouco mais de 660 cv. Por fim, seu PBTC (peso bruto total combinado) é de 44 toneladas.
Seja como for, nesta categoria, o Volvo FM concorreu com os modelos também elétricos, como por exemplo o Volkswagen e-Delivery e XCMG E7. Ou seja, com caminhões que já são comercializados no País atualmente.