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Volvo testará FM 100% elétrico no Brasil e não descarta produção local

As primeiras unidades do Volvo FM Electric começam a ser testadas em 2023 em operações reais com clientes

Andrea Ramos

22 de nov, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Clientes Volvo começam a testar o FM 100% elétrico em 2023
Clientes Volvo começam a testar o FM 100% elétrico em 2023
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
Clientes Volvo começam a testar o FM 100% elétrico em 2023

O Volvo FM Electric vai ser o primeiro caminhão pesado movido 100% a eletricidade vendido no Brasil. O modelo foi apresentado ao público no início de novembro, na Fenatran 2022. A novidade começa a ser testada em 2023. Com isso, será possível avaliá-la em operações reais com clientes.

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A escolha do Brasil não foi por acaso. O País é o segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo o CEO da marca, Roger Alm, o objetivo é encerrar a produção de caminhões com motor a combustão em 2040.

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Conforme Marco Mildenberg, a vinda do FM Electric ao País é um marco para a fabricante. Ele é o responsável pelo desenvolvimento de negócios do Volvo FM. “Além de inaugurar a nossa jornada de eletrificação no Brasil, trata-se do primeiro caminhão elétrico pesado no mercado”, diz.

Clientes Volvo começam a testar o FM 100% elétrico em 2023
Cabine do Volvo elétrico é similar à do modelo com motor a combustão; Fotos: Andrea Ramos/Estadão

Potência de até 660 cv

De acordo com a Volvo, o FM Electric é voltado a operações de distribuição urbanas e regionais. Por isso, o caminhão tem autonomia de até 300 quilômetros. O cavalo-mecânico vai ser oferecido na versão com peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas e tração 4x2 trator. Conforme dados da marca, há três motores elétricos que geram 490 kW de potência. Ou seja, equivalentes a 660 cv.

Para gerenciar esse conjunto o modelo tem transmissão I-Shift de 12 velocidades. A caixa automatizada se conecta ao eixo cardan. De acordo com a Volvo, esse sistema contribui para otimizar as respostas do caminhão. Bem como para preservar as partes elétricas, inversores e trocadores de calor, por exemplo.

Segundo a Volvo, o FM elétrico pode receber pacotes de duas a seis baterias. Portanto, a versão mais simples tem 180 kW de potência. Além disso, há suspensão a ar em todos os eixos. Da mesma forma, o modelo tem sistema de regeneração das forças de frenagem.


Baterias pesam até 2 t

Conforme a marca, o pacote de seis baterias pesa cerca de 2 toneladas. Como resultado, a versão que vem ao Brasil pode levar, em média, 23 t de carga líquida. Seja como for, as baterias ficam sob as longarinas. Dessa forma, o chassi rígido pode receber qualquer tipo de implemento.

Clientes Volvo começam a testar o FM 100% elétrico em 2023

Uma das curiosidades é que o FM Electric vai emitir um som artificial tanto em baixa velocidade quanto em marcha ré. O objetivo é garantir a segurança, sobretudo de pedestres. Isso porque, como é comum aos veículos elétricos, o motor produz baixo nível de ruído.


Por dentro do FM

A cabine do Volvo FM elétrico é igual à do modelo com motor a combustão. Portanto, a marca vai oferecer os mesmos pacotes de equipamentos e acabamentos do restante da linha. A única diferença está no painel. Na tela digital o motorista pode checar dados de autonomia e consumo de eletricidade, entre outros.

Além disso, o FM Eletric não tem freio-motor. Assim, em descidas, por exemplo, dá para usar o sistema de regeneração de energia. O recurso é ativado pela alavanca que aciona o freio-motor nas versões a diesel. Segundo a Volvo, são três níveis de atuação. De série há também os freios a disco.

Múltiplas configurações

Clientes Volvo começam a testar o FM 100% elétrico em 2023

De acordo com Mildenberg, a primeira versão a chegar é a com tração 4x2. "É mais voltada às operações de curtas distâncias. Ou seja, que ligam indústrias e centros de distribuição, por exemplo". Porém, está prevista a vinda de opções 6x2, 6x4 e 8x2 já em 2023. Além disso, a linha terá tanto cavalos-mecânicos quanto chassi rígido. Bem como cabines simples e leito.

Inicialmente, o Volvo FM elétrico vai ser importado da Suécia. Porém, a produção no Brasil não está descartada. Segundo Mildenberg, tudo vai depender da demanda. Além disso, o executivo informa que as vendas devem começar no ano que vem.

Primeiramente, a marca vai desenvolver a oferta de infraestrutura de recarga e de opções de financiamento. Conforme o executivo da Volvo, grandes embarcadores já demonstraram interesse em testar o FM Eletric. De acordo com ele, alguns acordos foram iniciados durante a Fenatran.


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