Curiosidades

Ônibus gigante chinês para até 1.400 passageiros foi uma grande fraude

O ônibus criado por uma empresa chinesa podia trafegar por cima dos carros porque funcionava por meio de trilhos, mas não passava de um golpe

Redação

23 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ônibus
Com 22 metros de comprimento, 4,8 m altura e 7,8 m de largura, o ônibus parecia ser uma solução perfeita
Crédito:Reprodução| Site Meio Bit

Há 13 anos, entusiastas da mobilidade urbana ficavam empolgados com a criação do Transit Elevated Bus (TEB), algo como Ônibus de Passagem Elevada em português. O ônibus foi uma invenção chinesa para resolver o congestionamento de veículos em grandes cidades, como São Paulo. O projeto, aliás, despertou interesse no Brasil, França e em outros países.

A proposta era que o veículo com design diferente levasse grande quantidade de passageiros. E o mais curioso é que permitiria que os carros passassem por baixo dele. Isso porque rodava sobre um sistema de trilhos com um grande vão central - quase um túnel móvel. Assim seria o veículo leve, calçado com pneus e que correria em um corredor exclusivo.

LEIA MAIS
Ford lança caminhões F-Line e aposenta de vez a linha Cargo
Ônibus Mercedes-Benz roda 2 milhões de km sem quebrar; entenda
Iveco S-Way ganha série especial para turnê da banda Metallica


Publicidade

O ônibus gigante, em forma de catamarã, tinha capacidade para levar 300 pessoas ou até 1.400 passageiros na versão articulada. Com 22 metros de comprimento, 4,8 m altura e 7,8 m de largura, o modelo parecia uma solução perfeita, pois podia circular em duas faixas e, assim, diminuir o trânsito. Conforme noticiado à época, a empresa que criou o TEB dizia que o veículo poderia substituir 40 ônibus convencionais e funcionava com um metrô. E com um custo de construção inferior.

Reprodução: site Tecnoblog

Fraude com ônibus deu até cadeia

Seja como for, o projeto foi considerado uma inovação até que, em 2016, a polícia chinesa prendeu 32 pessoas por arrecadar ilegalmente fundos para financiar o TEB. A suspeita surgiu após 72 investidores se sentirem lesados por apoiar a iniciativa.


Mas os problemas não pararam por aí. Investigação do site Car News China constatou uma série de incoerências. Uma das principais delas é que o percurso de testes, que tinha apenas 300 metros e se limitava a canaletas escavadas do asfalto e feitas de forma precária.

Reprodução|Autoentusiastas/XinhualNewsAgency

Empresa ficava em terreno baldio

Além disso, o protótipo teria sido construído em dois meses. Ou seja, não passava de uma gambiarra gigante em que usaram até um ar-condicionado doméstico. Por fim, a empresa com o nome TEB Tech "funcionava" em um terreno baldio.


Seja como for, especialistas em trânsito diziam que o TEB permitiria que apenas alguns carros de passeio passassem por baixo dele. E não todos, como se afirmou de início. Além disso, o veículo bloquearia sinais de trânsito para quem viesse atrás. Mesmo com todos esses problemas, a fabricante conseguiu arrecadar cerca de US$ 1,3 bilhão em investimentos. Algo como R$ 63,650 milhões na conversão atual. Um grande golpe de mobilidade chinês.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião