O Volvo FH vai ganhar câmeras no lugar dos retrovisores externos. Um motorista de caminhão flagrou o modelo com o sistema rodando em uma estrada na Suécia. Com isso, tudo indica que a marca vai lançar o equipamento em seus caminhões em breve. Dessa forma, a Volvo vai se juntar à Mercedes-Benz, primeira a oferecer essa solução no Brasil, bem como DAF e MAN.
Seja como for, o dispositivo oferece uma visão mais nítida. Portanto, isso reduz os pontos cegos. Além disso, gera imagens de qualidade em qualquer tipo de situação. Ou seja, mesmo sob neblina ou chuva forte, por exemplo. Portanto aumenta a segurança durante a operação.
Ademais, o sistema de câmeras ajuda na melhor aerodinâmica do caminhão. Como resultado, isso se traduz em menor consumo de combustível.
Publicidade
Leia mais
Mercedes-Benz lança campanha contra assédio em ônibus
Caminhão pesado movido a amônia roda em testes nos Estados Unidos
Volvo FH 540 6x4 é guiado por controle remoto; veja vídeo
Facelift no FH deve estar próximo
Seja como for, tudo indica que a Volvo deve anunciar em breve uma renovação de cabine. Isso porque, de acordo com a imprensa sueca, o caminhão flagrado pelo motorista Mari Och Sabrina Västtorp já foi registrado pela Volvo Technology. Divisão da empresa que trata, entre outras coisas, dos testes de novos produtos.
Além disso, as câmeras se parecem com as que equipam o protótipo Volvo Efficiency Concept Truck. O modelo foi desenvolvido pela Volvo do Brasil em conjunto com a Randon há dois anos. Na época, seus idealizadores indicavam as câmeras como forma de melhorar a visibilidade e a aerodinâmica. Aliás, tudo no conjunto cavalo-mecânico e carreta foca a eficiência.
Assim, é bem provável que o sistema que estava do FH flagrado na estrada sueca seja o desdobramento do projeto brasileiro. Contudo, ao Estradão a Volvo do Brasil diz que não há informações sobre o tema. Além disso, a marca não confirma que atualizações na linha FH estejam a caminho.
Volvo segue tendência
Seja como for, parece que os retrovisores tradicionais logo serão extintos. Assim como ocorreu com a transmissão manual em caminhões pesados.
Portanto, a Volvo Trucks poderá ser a sexto fabricante europeia a adotar o sistema. Nos países daquele continente, o recurso pode ser encontrado em modelos da DAF, MAN e Mercedes-Benz. Assim como a Scania, que oferece o sistema há dois anos.
Além delas, a Iveco está finalizando testes com o dispositivo. Por ora, no Brasil apenas a Mercedes-Benz vende o equipamento, como item opcional, para a linha Actros. O preço gira em tono dos R$ 15 mil.
O Estradão está no Instagram. Confira!