Aline Feltrin

27.08.2020 | 19:12

Volta Trucks lançará caminhão elétrico com cara de ônibus

O caminhão elétrico Zero, da startup sueca Volta Trucks, tem cabine envidraçada que lembra um ônibus e garante ampla área de visão ao motorista

Volta Trucks lança em setembro o caminhão elétrico com cara de ônibus
Crédito: Volta Trucks/Divulgação

A Volta Trucks lançará o caminhão elétrico Zero na próxima quinta-feira, 3 de setembro. O evento ocorrerá de forma online e reunirá executivos da startup sueca, profissionais da mídia, clientes e investidores. O novo caminhão terá visual moderno e parecido com o de ônibus.

Segundo informações da empresa, o Volta Zero é o primeiro veículo de 16 toneladas totalmente elétrico do mundo. O caminhão foi projetado para atender operações de distribuição em grandes centros urbanos.  Com autonomia para rodar de 150 a 200 quilômetros entre as recargas.

A substituição de caminhões com motor a combustão por elétricos visa atender as leis cada vez mais rígidas em relação às emissões de poluentes na Europa. O uso do Volta Zero poderá evitar a emissão de até 180 mil toneladas de CO2 na atmosfera até 2025, segundo informações da empresa.



No novo caminhão, o motorista fica em posição central. Como não há motor na dianteira, o assento é bem mais baixo que em modelos convencionais a combustão. Essa solução permitiu que a cabine recebesse uma grande área envidraçada, lembrando um ônibus. Além do desenho moderno, a visibilidade é de 220°, o que reduziu os pontos cegos.

Colabora com isso a posição das baterias, alocadas na parte inferior da carroceria. A Volta Trucks não revelou detalhes do modelo, como a posição do motor elétrico. Esse e outros dados técnicos serão divulgados durante o lançamento do novo caminhão.

Caminhão elétrico da Volta Trucks não tem retrovisores

Entre os destaques, o caminhão elétrico da Volta Trucks não tem espelhos retrovisores convencionais. Em vez disso, traz câmeras que captam imagens do entorno. Essa solução já foi adotada pela Mercedes-Benz na nova geração do Actros, que é vendida também no Brasil.

Graças a esse recurso, o motorista conta com maior ângulo de visão. Sensores localizados em várias partes do caminhão também contribuem com a segurança. Esses dispositivos avisam sobre a aproximação de pedestres e indicam a existência de obstáculos em manobras.

No fim de 2019, o Estradão adiantou que os testes com o caminhão elétrico da Volta Trucks começariam no verão de 2020. O modelo da marca sueca será feito sob encomenda e entregue por meio de um contrato de serviço. Trata-se de uma espécie de aluguel por cerca de sete anos. O serviço inclui a instalação de infra-estrutura de recarga as baterias.

Haverá também treinamento de motoristas e programa de manutenção dos veículos. A startup informa que pretende fechar cerca de 2 mil contratos por ano prevendo esse modelo de negócios. A empresa não informou quando isso deverá ocorrer.

A Volta Trucks é formada por fabricantes de produtos e prestadoras de serviços do setor elétrico. A companhia tem escritórios no Reino Unido e na Suécia. Para desenvolver o Zero, foram firmadas parcerias com várias empresas das áreas de desenho e engenharia, como a Prodrive, a Astheimer e a Magtec.

Notícias relacionadas