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IAA Transportation, o Salão de Hannover, começa no dia 20 de setembro

O IAA Transportation servirá de palco para as fabricantes de veículos e componentes mostrarem as principais tendências para os próximos anos

Andrea Ramos

16 de set, 2022 · 9 minutos de leitura.

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O IAA Transportation, maior salão de transporte começa na próxima semana
O IAA Transportation, maior salão de transporte começa na próxima semana
Crédito:IAA Transportation/Divulgação
O IAA Transportation, maior salão de transporte começa na próxima semana

O IAA Transportation, maior salão de transporte que ocorre em Hannover, na Alemanha, começa no próximo dia 20 e fica aberto até 25 de setembro. Considerada a maior feira do setor no mundo do mundo, o último evento ocorreu em 2018, ainda como IAA Commercial Vehicles. Ou seja, até aquele ano o encontro focava os veículos comerciais leves e pesados. Agora, a partir dessa edição, o evento abrange todo o espectro de transportes e logística.

Seja como for, o salão continua a ser o de maior visibilidade da indústria de transportes no mundo. E por isso os fabricantes de veículos, bem como de peças e componentes, usam o espaço para apresentar suas últimas novidades. E, nesse sentido, a eletromobilidade dará o tom desta edição.

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O Estradão estará em Hannover para trazer uma série de reportagens sobre o salão. E preparamos uma prévia das principais atrações na edição 2022 da feira alemã. Confira abaixo.

Ford vai mostrar a Transit elétrica

A Ford vai mostrar ao público do IAA a nova linha Transit com várias novidades, dentre elas as versões totalmente elétricas. O Estradão conferiu uma versão elétrica da marca no Brasil e antecipa: é um indício de que a Ford quer trazer a tecnologia ao País. De qualquer forma, outro destaque no salão será a Transit Custom, uma versão de menor capacidade que ganhará produção no próximo ano.

O IAA Transportation, maior salão de transporte começa na próxima semana
Iveco/Divulgação

Iveco e Nikola juntas no estande

A Iveco pretende exibir a sua linha de caminhões e comerciais leves a gás e elétricos. Nesse sentido, destaque para o pesado S-Way que devem chegar ao País na Fenatran, em novembro. A gama Daily também deve atrair visitantes, pois conta com múltiplas versões e mecânicas.

Contudo, o Nikola TRE será a estrela do estande da marca italiana. O caminhão elétrico a célula de hidrogênio é fruto de uma parceria entre a Iveco, FPT Industrial e a Nikola. O que rendeu uma fábrica exclusiva para a sua produção em Ulm, na Alemanha. Todavia, estima-se que os primeiros clientes selecionados nos Estados Unidos comecem a receber as primeiras unidades do modelo no próximo ano.

Mercedes-Benz elétrico para longas distâncias

A Mercedes-Benz fará a estreia mundial do eActros LongHal, cuja autonomia é de 500 km. Ele começa a ser produzido em série a partir de 2024. Porém, para prepará-lo para o lançamento, algumas unidades foram testadas por clientes na Europa. Embora a marca não tenha revelado detalhes sobre o caminhão elétrico, o que se sabe é que o seu peso bruto total (PBT) é de 40 toneladas. Além do eActros, a Mercedes apresentará outros caminhões elétricos no IAA. Como o eActros para transporte de distribuição pesada e o eEconic, também para uso urbano.


Scania

A Scania levará ao IAA sua família de caminhões eletrificados. Assim como deve apresentar a nova geração de motores Euro 6, hoje utilizados nos caminhões da norte-americana International. Todavia, acredita-se que, no futuro, os propulsores se estendam para mais empresas do Grupo Traton. Entre elas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Aliás, neste ano, a VWCO não participa do IAA.

Volvo leva sua gama de elétricos

Assim como os caminhões FL e FE, a Volvo mostra toda a sua plataforma de elétricos no IAA. O que inclui os caminhões FH, FM e FMX, todos com capacidade total de 44 toneladas. A fabricante anunciou recentemente a produção em série dos caminhões elétricos pesados na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia. E que, no próximo ano, chega à planta de Ghent, na Bélgica.

Os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motores a combustão. O que traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. Já as baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks, em Ghent.


O IAA Transportation, maior salão de transporte começa na próxima semana
ZF/Divulgação

ZF quer tornar a eletrificação acessível

A Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (CVS) da ZF leva para o IAA alguns componentes para tornar a eletromobilidade cada vez mais acessível. Dessa forma, o destaque vai para o sistema de acionamento central elétrico CeTrax 2 da ZF. Em outras palavras, trata-se de um sistema integrado e modular para veículos comerciais pesados.

O item conta com dois motores elétricos e uma transmissão de três velocidades. Assim, com todos os componentes integrados em uma unidade inovadora e compacta, o CeTrax 2 permite que as montadoras ofereçam linhas de transmissão para uso convencionais a combustão e elétricos na mesma plataforma do veículo.


BorgWarner leva seus sistemas de geração de energia

No IAA, a BorgWarner vai apresentar, pela primeira vez, os novos sistemas de baterias de última geração High-Energy-Flat Module (HEF). Assim como o sistema eFan, responsável pela refrigeração e gerenciamento térmico de alta tensão, para veículos comerciais elétricos. Além disso, serão expostas as soluções para os motores elétricos eMotors refrigerados a óleo de 800V, a última geração de inversores e aquecedores de refrigeração de alta tensão da marca, uma estação de carregamento rápido IPERION-12. E a tecnologia de injeção para motores de combustão interna de hidrogênio.

O IAA Transportation, maior salão de transporte começa na próxima semana
IAA Transportation/Divulgação

Experiência ao dirigir

Quem visitar o IAA 2022 poderá dirigir alguns veículos. Estarão disponíveis para test drive cerca de 22 veículos pesados e 39 comerciais leves, quase 50% deles com sistemas que utilizam energias alternativas. Assim como modelos a baterias e a célula de combustível. 


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