O IAA Transportation, maior salão de transporte que ocorre em Hannover, na Alemanha, começa no próximo dia 20 e fica aberto até 25 de setembro. Considerada a maior feira do setor no mundo do mundo, o último evento ocorreu em 2018, ainda como IAA Commercial Vehicles. Ou seja, até aquele ano o encontro focava os veículos comerciais leves e pesados. Agora, a partir dessa edição, o evento abrange todo o espectro de transportes e logística.
Seja como for, o salão continua a ser o de maior visibilidade da indústria de transportes no mundo. E por isso os fabricantes de veículos, bem como de peças e componentes, usam o espaço para apresentar suas últimas novidades. E, nesse sentido, a eletromobilidade dará o tom desta edição.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz vai usar SCR e filtros para atender regras do Proconve P8
Publicidade
O Estradão estará em Hannover para trazer uma série de reportagens sobre o salão. E preparamos uma prévia das principais atrações na edição 2022 da feira alemã. Confira abaixo.
Ford vai mostrar a Transit elétrica
A Ford vai mostrar ao público do IAA a nova linha Transit com várias novidades, dentre elas as versões totalmente elétricas. O Estradão conferiu uma versão elétrica da marca no Brasil e antecipa: é um indício de que a Ford quer trazer a tecnologia ao País. De qualquer forma, outro destaque no salão será a Transit Custom, uma versão de menor capacidade que ganhará produção no próximo ano.
Iveco e Nikola juntas no estande
A Iveco pretende exibir a sua linha de caminhões e comerciais leves a gás e elétricos. Nesse sentido, destaque para o pesado S-Way que devem chegar ao País na Fenatran, em novembro. A gama Daily também deve atrair visitantes, pois conta com múltiplas versões e mecânicas.
Contudo, o Nikola TRE será a estrela do estande da marca italiana. O caminhão elétrico a célula de hidrogênio é fruto de uma parceria entre a Iveco, FPT Industrial e a Nikola. O que rendeu uma fábrica exclusiva para a sua produção em Ulm, na Alemanha. Todavia, estima-se que os primeiros clientes selecionados nos Estados Unidos comecem a receber as primeiras unidades do modelo no próximo ano.
Mercedes-Benz elétrico para longas distâncias
A Mercedes-Benz fará a estreia mundial do eActros LongHal, cuja autonomia é de 500 km. Ele começa a ser produzido em série a partir de 2024. Porém, para prepará-lo para o lançamento, algumas unidades foram testadas por clientes na Europa. Embora a marca não tenha revelado detalhes sobre o caminhão elétrico, o que se sabe é que o seu peso bruto total (PBT) é de 40 toneladas. Além do eActros, a Mercedes apresentará outros caminhões elétricos no IAA. Como o eActros para transporte de distribuição pesada e o eEconic, também para uso urbano.
Scania
A Scania levará ao IAA sua família de caminhões eletrificados. Assim como deve apresentar a nova geração de motores Euro 6, hoje utilizados nos caminhões da norte-americana International. Todavia, acredita-se que, no futuro, os propulsores se estendam para mais empresas do Grupo Traton. Entre elas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Aliás, neste ano, a VWCO não participa do IAA.
Volvo leva sua gama de elétricos
Assim como os caminhões FL e FE, a Volvo mostra toda a sua plataforma de elétricos no IAA. O que inclui os caminhões FH, FM e FMX, todos com capacidade total de 44 toneladas. A fabricante anunciou recentemente a produção em série dos caminhões elétricos pesados na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia. E que, no próximo ano, chega à planta de Ghent, na Bélgica.
Os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motores a combustão. O que traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. Já as baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks, em Ghent.
ZF quer tornar a eletrificação acessível
A Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (CVS) da ZF leva para o IAA alguns componentes para tornar a eletromobilidade cada vez mais acessível. Dessa forma, o destaque vai para o sistema de acionamento central elétrico CeTrax 2 da ZF. Em outras palavras, trata-se de um sistema integrado e modular para veículos comerciais pesados.
O item conta com dois motores elétricos e uma transmissão de três velocidades. Assim, com todos os componentes integrados em uma unidade inovadora e compacta, o CeTrax 2 permite que as montadoras ofereçam linhas de transmissão para uso convencionais a combustão e elétricos na mesma plataforma do veículo.
BorgWarner leva seus sistemas de geração de energia
No IAA, a BorgWarner vai apresentar, pela primeira vez, os novos sistemas de baterias de última geração High-Energy-Flat Module (HEF). Assim como o sistema eFan, responsável pela refrigeração e gerenciamento térmico de alta tensão, para veículos comerciais elétricos. Além disso, serão expostas as soluções para os motores elétricos eMotors refrigerados a óleo de 800V, a última geração de inversores e aquecedores de refrigeração de alta tensão da marca, uma estação de carregamento rápido IPERION-12. E a tecnologia de injeção para motores de combustão interna de hidrogênio.
Experiência ao dirigir
Quem visitar o IAA 2022 poderá dirigir alguns veículos. Estarão disponíveis para test drive cerca de 22 veículos pesados e 39 comerciais leves, quase 50% deles com sistemas que utilizam energias alternativas. Assim como modelos a baterias e a célula de combustível.