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DAF: confira a história da marca holandesa de caminhões

A trajetória da DAF é a primeira reportagem de uma série que o Estradão passa a publicar contando a evolução das principais marcas de caminhões no mundo e no Brasil

Andrea Ramos

22 de fev, 2024 · 7 minutos de leitura.

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DAF: veja a origem do nome da marca holandesa e mais curiosidades
DAF XF
Crédito:DAF/Divulgação
DAF: veja a origem do nome da marca holandesa e mais curiosidades

A DAF está prestes a completar 96 anos. A empresa foi criada pelos irmãos Hub e Wim van Doorne em abril de 1928, em Eindhoven, na Holanda. Inicialmente, a Doorne's Aanhangwagem Fabriek, ou fábrica de reboques Doornes, em tradução livre, produzia implementos. Porém, ao produzir seu primeiro chassi de caminhão, em 1948, a companhia passou a se chamar DAF Trucks.

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Logo depois, em 1949, a empresa oferecia chassis de 3,5 e 6 toneladas. Em seguida, passou a produzir motores. Nesse sentido, vale lembrar que a DAF foi a primeira marca da Europa a ter motores a diesel com turbo para caminhões.


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DAF: veja a origem do nome da marca holandesa e mais curiosidades
DAF/Divulgação
Os primeiros caminhões feitos pela DAF foram A-30, de 3 toneladas, e A-50, de 5 t

Além disso, a DAF foi a primeira marca de veículos a ter modelos com câmbio CVT. A transmissão foi lançada em um cupê compacto, batizado de DAF 600, lançado em 1958. Segundo a empresa, o objetivo era atender a alta demanda por automóveis na Europa, no período de pós-guerra. Além disso, em 1973 a empresa também foi pioneira na oferta de sistema intercooler para seus modelos a diesel.

DAF faz parte do Grupo Paccar

Recentemente, em 1994, a DAF criou a cabine Super Space para caminhões. Ou seja, o conceito que ajudou a definir novos padrões de dimensões e conforto utilizados até hoje. Dois anos depois, a empresa passou a fazer parte da Paccar. O grupo global, que atua nas áreas de projeto, produção de motores e peças para caminhões, inclui as marcas norte-americanas Kenworth e Peterbilt.


Com isso, passou a oferecer um amplo portfólio de produtos e serviços em todos os mercados em que atua. Nesse sentido, anunciou a vida ao Brasil em 2011. Com a inauguração da fábrica em Ponta Grossa (PR), em 2013, a DAF passou a vender no País o caminhão pesado XF105. Porém, com motor importado.

Em 2015, a empresa iniciou a produção dos motores MX no Brasil. Do mesmo modo, ampliou a linha de produtos com a chegada do caminhão pesado CF85. Além disso, no mesmo ano, lançou o Consórcio Nacional DAF, para oferecer uma nova opção de modalidade de venda.

DAF: veja a origem do nome da marca holandesa e mais curiosidades
DAF/Divulgação
XF105 foi o primeiro caminhão DAF vendido no Brasil. Na época, a cor amarela chamava atenção

Em uma década, DAF consolida posição entre as mais vendidas

Em 2017, a marca lançou o XF105. O modelo, focado no transporte de madeira e cana-de-açúcar, foi o primeiro da empresa no segmento de caminhões fora-de-estrada. Depois, em 2019, foi a vez do início das operações da Paccar Financial no País. No ano seguinte, a companhia inaugurou o Centro de Distribuição da Paccar Parts. Ou seja, com componentes das marcas DAF, Paccar e TRP.

No mesmo ano, foi lançado o DAF XF e, em 2021, a nova linha CF. Assim, esses caminhões já atendiam as regras de controle de emissões que só seriam obrigatórias no Brasil em 2023. Como resultado, todos esses avanços impulsionaram as vendas da marca no mercado brasileiro.

Assim, em 2023, ao celebrar seus 10 anos no Brasil, a DAF também comemorou o segundo lugar nas vendas de caminhões novos no País. Portanto, trata-se de um feito e tanto, considerando que rivais como Mercedes-Benz, Scania a Volvo estão no mercado nacional há muito mais tempo.


DAF: veja a origem do nome da marca holandesa e mais curiosidades
DAF/Divulgação
Nova cabine da linha XF deve ser um dos destaques da DAF na Fenatran, em novembro de 2024

Primeira a ter cabines maiores

A DAF também saiu na frente ao lançar novas cabines na Europa, com a versão XG+. Ou seja, com cerca de 900 mm a mais na parte frontal. Assim, a marca atende a nova legislação europeia, que visa melhorar o conforto para motoristas e ajudantes sobretudo em viagens rodoviárias de longas distâncias.

A novidade chegou ao mercado europeu em 2022 e virou sucesso de vendas. Nesse sentido, dos cerca de 58 mil caminhões pesados feitos nas fábricas de Eindhoven e Leyland, 60% tinham cabines XG e XG+. Os outros 40% foram da XF. Embora essa solução não esteja prevista na legislação brasileira, é bem provável que a DAF traga as cabines grandes ao País, para demonstração ao público. A novidade deve ser um dos destaques da empresa na Fenatran, que ocorre em novembro, em São Paulo.


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