A Eletra inaugurou na manhã desta sexta-feira (2) sua fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A cerimônia contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB). As instalações ficam na Rodovia Anchieta, com área de 27 mil m² e capacidade para produzir 150 ônibus elétricos por mês e um total de 1.800 por ano. Entretanto, poderá chegar a 2,7 mil unidades, a depender da demanda do mercado.
A ampliação das instalações faz parte de investimentos de R$ 150 milhões. O objetivo da Eletra é se tornar líder em produção de ônibus elétricos na América Latina. Para isso, a expectativa é gerar 500 empregos diretos nos próximos dois anos.
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Seja como for, na linha de ônibus elétricos da Eletra tem cinco modelos entre minibus de 10 metros até articulados de 21,5 metros. A montadora começou a produção desses veículos em 2022. Eles já circulam em algumas capitais, como São Paulo, Salvador e Vitória. Dessa forma, os veículos têm carroceria Caio e usam chassis Scania e Mercedes-Benz. As duas montadoras, aliás, são vizinhas da fábrica da Eletra no Grande ABC Paulista.
Cidades com ônibus elétricos
A corrida pela participação de mercado tem foco em grandes cidades do País que precisam cumprir leis que obrigam a substituição da frota de ônibus a diesel por elétricos. Esse é o caso da cidade de São Paulo, que terá ao menos 2.600 ônibus elétricos até 2024. Essa determinação é fruto de uma medida anunciada em 2022. Seja como for, até o momento a cidade conta com 219 ônibus elétricos. Sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.
Dessa forma, 1.484 novos ônibus elétricos devem começar a operar ainda neste ano. Portanto, os outros 668 só começam a circular em 2024. A informação foi confirmada ao Estradão pela São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o transporte coletivo na capital paulista. Vale lembrar, que a frota atual é de cerca de 14 mil veículos. A maioria tem motor a diesel.
Disputa pelo mercado de elétricos
Para conquistar São Paulo e demais capitais e grandes cidades, a Eletra irá disputar com outras marcas de peso. Uma delas é a própria Mercedes-Benz. A fabricante é a maior do Brasil. Há dois anos, a marca lançou seu primeiro chassis elétrico feito no Brasil. Trata-se do eO500U, com autonomia de 250 km. O ônibus, com carroceria de 13,2 metros e motor 100% elétrico, pode ter até quatro pacotes de bateria.
Da mesma forma, a BYD vai oferece modelos com piso baixo e carroceria de até 13 metros. Bem como versões, também de piso baixo, com 22 m. Por sua vez, a opção com piso alto tem até 23 metros. A Volvo Buses é outra que vai disputar o mercado de ônibus elétricos no Brasil. Segundo a marca, os testes com o chassi BZL 100% elétrico no Brasil começam em breve. Além de São Paulo, o modelo será testado em cidades como Rio de Janeiro e Curitiba.