Mercado

Iveco apresenta micro-ônibus eDaily totalmente elétrico na Europa

O micro-ônibus elétrico Iveco eDaily tem motor traseiro com potência de 140 kW e traz três baterias com capacidade total de 111 kWh

Redação

01 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco
O micro-ônibus elétrico pode ser recarregado em carregadores públicos, tomadas industriais e domésticas
Crédito:Divulgação: Iveco

A Iveco continua a avançar na eletrificação do seu portfólio de veículos de passageiros. A marca italiana apresentou na França o eDaily na versão Line. Assim, amplia a oferta de micro-ônibus da marca com uma solução adicional elétrica e movida a bateria.

Com um logotipo diferente, o Iveco eDaily está mais leve e alinhado com as novas normas mais restritivas em grandes áreas metropolitanas da Europa. Dessa forma, o micro-ônibus tem capacidade para acomodar 22 passageiros e está disponível na versão chassi. Isso para que os encarroçadores tenham a liberdade de fazer a conversão para a eletromobilidade.

LEIA MAIS
Boas práticas ao volante de caminhões evitam acidentes; veja quais são
Caminhão Scania Plus é até 7% mais barato que o Super com motor Euro 6
Operadora logística abre 25 vagas para motoristas de caminhões em São Paulo


Publicidade

O eDaily ganhou, portanto, um motor elétrico traseiro com potência máxima de 140 kW, o equivalente a 190 cv de força. Segundo a Iveco, o uso de energia pode ser otimizado graças ao Driving Mode Selector, que oferece modos de condução para desempenho e economia.

Além disso, o eDaily oferece três modos regenerativos, incluindo o "One-Pedal Drive". Assim, converte a energia da frenagem cinética em eletricidade e alimenta a bateria, o que reduz o consumo de energia e o desgaste das pastilhas de freio. 

Divulgação/Iveco

Autonomia de bateria

Por fim, a van de passageiros tem três baterias de 37 kWh cada, uma capacidade total de 111 kWh. Elas são instaladas dentro da estrutura, minimizando o impacto na carroceria. A bateria de 37 kWh, fornecida pela FPT Industrial, marca de powertrain do Grupo Iveco, utiliza células de íons e de lítio. Assim, oferece uma densidade energética de 265 Wh/kg no nível da célula. Bem como peso reduzido (270 kg).

Carregamento fácil

O micro-ônibus elétrico da Iveco pode ser recarregado em estações públicas e em tomadas industriais e domésticas. As opções incluem, por exemplo, o carregamento rápido de até 80 kW. Aliás, o plugue frontal do eDaily é de fácil acesso. Além disso, um indicador LED mostra o status e o nível de carga. Uma tampa deslizante protege o plugue da água e poeira.

O modelo tem várias tomadas até 15 kW para alimentar equipamentos adicionais, como ar-condicionado e rampa para cadeiras de rodas. Outras versões elétricas completas do eDaily, como a Access, virão em 2024. O Iveco eDaily Line está disponível para encomenda em toda a Europa, com entregas a partir do início do próximo ano.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião