Mercado

Caminhão VW Meteor vai ganhar novas versões no Brasil

Entre as novidades do caminhão VW Meteor estão suspensão pneumática na versão 6x2 e possível opção 4x2; marca não revelou data de estreia

Andrea Ramos

01 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

caminhões Volkswagen
A Volkswagen lidera a venda de caminhões novos no Brasil, com 25,93% de participação de mercado
Crédito:Divulgação/VWCO

O caminhão VW Meteor terá novas versões no Brasil. Conforme o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, a ideia é atender novos segmentos. além disso, a marca pretende ampliar a participação em outros mercados. “Pretendemos lançar o modelo em outros países, de forma gradativa", diz o executivo. "Dessa forma, a família Meteor vai crescer.”

Leia mais:

Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Massa bruta: veja os caminhões populares mais parrudos do mundo

Preço do diesel baixa e reduz valor do frete

Porém, Alouche não informou quais serão essas configurações. Seja como for, ele admite que falta uma versão 4x2 na linha. Assim como uma 8x2 que está em alta no mercado. Conforme Alouche, outra possiblidade é a adoção da suspensão pneumática no Meteor 6x2. Além de novas opções de motor.


Publicidade

Aliás, a suspensão a ar é igual à utilizada no ônibus rodoviários, bem como no chassi elétrico da VW. Ou seja, integra o conceito de modularização de produtos da empresa. Assim, o objetivo é ampliar a linha do caminhão VW Meteor no segmento rodoviário. Seja como for, não há previsão de lançamento de opções para o fora de estrada.

Nova aposta no Caminhão VW Constellation

Conforme Alouche, a linha Constellation já atende o segmento. Porém, essa essa família intermediária deve ter novas versões off road. Nesse sentido, deve haver um Constellation 6x4, com peso bruto total (PBT) de 91 toneladas em breve.

Seja como for, desde o lançamento da gama, em setembro de 2020, foram emplacadas mais de 10 mil unidades. Por isso, as exportações para o mercado argentino só começaram neste ano. Além disso, já há vendas feitas no Uruguai.


Caminhão VW
Linha Meteor não deverá ter versões para o segmento off-road; Fotos: VWCO

Atualmente, o maior mercado externo para VWCO é o México. Nesse sentido, atua com todas as marcas do Grupo Tranton. Ou seja, VWCO, MAN, Scania e International. Por isso, a empresa estuda lançar o novo produto também naquele País. Ademais, assim como ocorreu no Brasil, a venda do MAN TGX no México é de responsabilidade da VWCO. No mesmo sentido, a empresa brasileira cuida do pós-venda.

Portanto, a empresa faz estudos de mercado para evitar a canibalização entre as marcas. "Porque da porta para fora, somos competidores. Mas da porta para dentro, temos que otimizar os investimentos de olho na rentabilidade do grupo”, diz Alouche.


Deixe sua opinião