No início do segundo semestre, a SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari), no trecho entre Itápolis a Jaboticabal, começa a operar com o pedágio Free Flow. Ou seja, sistema de cobrança eletrônico, sem a necessidade de passar por cancelas. A cobrança é realizada por pórticos com o veículo em movimento.
A implantação do sistema faz parte do contrato firmado da EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Dessa forma, o contrato prevê a substituição de todas as praças de pedágio da concessão por pórticos de cobrança. Assim, pelo contrato, a implantação será gradual até o sétimo ano da concessão.
VEJA TAMBÉM
Caminhões Scania P ganham caixa G25 do Super e ficam mais leves
Viação Águia Branca tem programa rigoroso de segurança no trânsito
Novo Renault Kangoo com motor a combustão chega em junho
Publicidade
"Esse será o primeiro Free Flow em operação efetiva nas concessionárias da EcoRodovias. Mas, como o grupo sempre buscou antecipar tendências, já tínhamos iniciado um projeto piloto que exigiu toda a estruturação da tecnologia. Desde a aquisição de equipamentos, até a operação de forma experimental", diz o diretor geral de concessões da EcoRodovias, Rui Klein.
Segurança no sistema de cobrança
Seja como for, o sistema Free Flow traz mais dinamismo, sobretudo aos caminhoneiros que não precisam parar nas cancelas convencionais. Ganhando economia no tempo de viagem e também de combustível, já que não precisa mais reduzir o veículo para parar nas tradicionais cancelas. Os pórticos são equipados com câmeras, sensores e antenas capazes de identificar todos os tipos de veículos pela placa ou TAG. Além de especificações como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.
Tags de cobrança facilitam pagamento no pedágio Free Flow
Para quem tem as etiquetas eletrônicas de cobrança (Tags) ativas, o veículo será identificado da mesma forma. Ou seja, automaticamente nos pórticos, como ocorre nas pistas automáticas das cabines dos pedágios atuais. Já os que ainda não utilizam esse serviço de Tags devem fazer o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico, conforme estabelecido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Por meio dos canais disponibilizados pela EcoNoroeste como site, o usuário obtém mais informações sobre o sistema de cobrança. Do mesmo modo, é possível realizar o pagamento pelo aplicativo de celular ou no totem de autoatendimento nos postos de atendimento aos usuários (SAUs) das rodovias. Dá para pagar até mesmo pelo WhatsApp no número 0800 326 3663. A falta de pagamento no prazo estabelecido na legislação de trânsito gera multa. Assim como a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).