Legislação

CNH D: veja quais caminhões a habilitação de categoria D permite dirigir

Quem tem CNH D pode dirigir todos os caminhões rígidos a partir de 3.500 kg, além de ônibus e micro-ônibus; veja alguns dos mais vendidos

Aline Feltrin

22 de mar, 2023 · 7 minutos de leitura.

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CNH D caminhões
Quem tem carteira D pode dirigir os mesmos caminhões permitidos na categoria C e, ainda, guiar ônibus e micro-ônibus
Crédito:Divulgação/ Mercedes-Benz

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C é a porta de entrada para quem deseja trabalhar como caminhoneiro no Brasil. Com ela, o motorista pode dirigir caminhões com chassi rígido, ou seja, os que não têm a carreta acoplada, com Peso Bruto Total (PBT) a partir de 3.500 kg. Entretanto, quem evoluir para a CNH D, terá mais opções.

Há uma gama bem mais extensa de caminhões plataforma não articulados. Desde os semileves aos pesados. A diferença desse tipo de habilitação (na comparação com a de categoria C) é que o motorista pode dirigir ônibus, micro-ônibus e van de passageiros.

CNH D: que caminhões dirigir

Quem tem a CNH D (ou pretende obter essa habilitação) para dirigir um caminhão, vale entender quais modelos se encaixam no tipo de operação. Por exemplo, se o motorista faz transporte urbano, deve procurar caminhões com esse perfil. Da mesma forma, há veículos flexíveis, que atendem operações urbanas e também rodoviárias.


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Seja como for, para ajudar o motorista com CNH D a escolher um modelo que mais se adequa à sua realidade, o Estradão verificou com as montadoras quais são os modelos que se destacam nesta categoria de habilitação. Confira abaixo.

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Mercedes-Benz Accelo 1016 4x2

Divulgação: Mercedes-Benz

De acordo com a Mercedes-Benz, o Accelo 1016 4x2 é uma boa opção para distribuição urbana, bem como para motoristas iniciantes. Isso porque o caminhão traz recursos para o dia-a-dia nas ruas e avenidas de grandes metrópoles. Na lista estão sistemas como controle de tração e assistente de saída em rampa, que não deixa o caminhão "descer" em subidas.

Com PBT de 9.600 kg, o Accelo se encaixa na categoria de caminhões leves. Seu motor é o OM 924 LA de 4,8 litros e 4 cilindros em linha, com fabricação da Mercedes-Benz. Ele desenvolve 156 cv de potência e um torque máximo de 62 mkgf. O preço do Accelo 1016 0-km é de R$ 357.577.

Scania P 360 8x2

Divulgação: Scania

A Scania oferece caminhões com chassi rígido nas categorias semipesados, pesados e fora-de-estrada. Por não serem articulados, quem tem categoria D pode dirigir esses pesadões. O modelo P360 8x2 é um destaque da marca sueca. Com ele, é possível dirigir em médias distâncias em aplicações de carga geral, refrigerada, volumosa, seca, sider e baú. O modelo tem suspensão traseira com dois bolsões a ar, por exemplo.

Seja como como for, é indicado ao segmento regional de transferência de cargas e conta com motor Scania DCO de 9 litros que entrega potência de 360 cv a 1.700 rpm. O PBT é de 33.200 kg. Segundo informações da Scania, a versão com motores que atendem a norma ambiental Proconve 8, equivalente a Euro 6 na Europa, oferecem até 2% de economia de combustível. Na tabela Fipe, o modelo 0-km com motorização Euro 6 custa, em média, R$ 790.465.

Volvo VM 290 6x2

Divulgação: Volvo

O Volvo VM chegou ao mercado brasileiro em 2003. Desde então, tornou-se um dos caminhões mais importantes da marca no País nos segmentos semipesado e pesado. O modelo VM 290 6x2 é versátil, pois tem vocação para distribuição e aplicações rodoviárias. A partir deste ano, a nova geração ganhou motor Euro 6 de 8 litros, de fabricação da Volvo.

Assim, é 10% mais econômico, a depender da carga e da topografia por onde trafega. Também ganhou mais potência, que sobe de 290 cv para 360 cv. Já o torque passou de 107 mkgf para 148 mkgf. Além disso, recebeu a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do caminhão pesado FH. Na tabela Fipe, um Volvo VM 290 0-km custa R$ 600.195.

VW Delivery 11.180 4x2

Divulgação: Volkswagen

O destaque da Volkswagen é o Delivery 11.180. O caminhão médio tem PBT de 10.800 kg. Assim, é ideal para distribuição urbana e conta com motor Cummins/ISF 3.81, que gera 175 cv a 2.500 rpm. De acordo com a montadora, recentemente o caminhão ganhou um novo freio dianteiro que é mais eficiente e, portanto, aumenta a segurança.

Seja como for, o Delivery tem em seu pacote de série banco do motorista com suspensão a ar ou pneumática, além de revestimentos em couro sintético. A cabine oferece também Bluetooth e ar-condicionado. Na tabela Fipe, o preço do 0-km é de R$ 424.525.

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