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Viação Santa Cruz compra ônibus Scania Euro 6 para economizar diesel

Com os serviços conectados Scania FIT, motoristas da Viação Santa Cruz alcançam o máximo possível de economia de diesel nos ônibus Euro 5

Andrea Ramos

03 de jul, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Viação Santa Cruz ônibus Scania
Viação Santa Cruz adquiriu 52 novos modelos de ônibus da Scania
Crédito:Andrea Ramos/Estadão

Viação Santa Cruz é um importante cliente da Scania. Afinal, a companhia compra veículos da marca há quase seis décadas. Contudo, como neste negócio toda compra é racional, a Viação Santa Cruz espera economizar ainda mais com diesel nos 52 novos veículos que adquiriu. Aliás, essa é a promessa de toda a indústria em relação aos novos motores que atendem o Proconve P8, fase do programa brasileiro de controle de emissões equivalente ao Euro 6.

Todavia, a expectativa da Viação Santa Cruz vem com os bons resultados que a empresa alcançou com os ônibus Euro 5. Ela tem 96 veículos na frota, todos da Scania. Dessa forma, com treinamento e contratação dos serviços conectados Scania FIT, todos os motoristas da empresa chegaram ao limite do que é possível economizar de diesel nos ônibus Euro 5.

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"Entendemos que o treinamento e a contratação dos serviços conectados ajudaram a melhorar o consumo. Por outro lado, melhorou o comportamento dos motoristas", diz o presidente da companhia, Francisco Mazon.

Seja como for, segundo o gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania, Celso Mendonça, a partir dos resultados obtidos com os motoristas da Viação Santa Cruz, a Scania tem como desafio criar novos parâmetros no sistema FIT. E de recalibrar os parâmetros para que os relatórios do FIT da Santa Cruz tenham mais espaço para melhora de consumo. Ainda de acordo com Mendonça, o sistema não é estagnado. "Logo, por meio da inteligência artificial, é possível recalibrar", diz.

Sobre os ônibus Euro 6

Os 52 ônibus começam a ser entregues a partir de julho, com conclusão até o final deste ano. Os modelos eleitos são o K 370 4x2, com motor traseiro. E equipados com retarder, três câmeras que gravam o espaço do motorista e da escada de acesso. Assim como a estrada e o salão dos passageiros. Ademais, as carrocerias eleitas são Marcopolo Paradiso 1200, da Geração 8.


Nesse sentido, de acordo com Mazon, as carrocerias G8 tiveram ganhos em termos de aerodinâmica em comparação com a G7. Razão pela qual, o empresário acredita que as carrocerias ajudarão a reduzir consumo. O empresário espera economia entre 8% e 20% de diesel com os novos ônibus.

Viação Santa Cruz ônibus Scania
Edição comemorativa está com as cores antigas da Viação Santa Cruz (Andrea Ramos/Estadão)

O mercado

Por se tratar de uma compra de renovação, parte dos veículos Euro 5 estão sendo negociados ao mercado pela própria Viação Santa Cruz. De acordo com o empresário, parte dos recursos com a revenda servirão de pagamento para a nova compra. "Nossa frota tem idade média de 2,5 anos. E o mercado não está muito comprador. Essa é uma oportunidade para vender ônibus Euro 5. E percebemos que para eles há mercado", conta.


Questionado sobre adquirir ônibus a gás, Mazon diz que a solução não cabe na sua operação por causa da baixa autonomia. A Viação Santa Cruz opera em três rotas, de São Paulo rumo a Campinas pela rodovia Adhemar de Barros. Também partindo da rodovia Castello Branco para o interior paulista via Botucatu/Jaú. E Fernão Dias com destino ao Sul de Minas.

Os ônibus a gás da Scania estão sendo em testes tanto por empresas com atuação no transporte urbano como rodoviário de passageiros. E têm autonomia entre 300 km e 400 km.

Edição comemorativa

Para celebrar seus 65 anos, a Viação Santa Cruz apresentou o ônibus comemorativo. Trata-se de um K 400 4x2. Ou seja, um ônibus raro, pois o K 400 é mais comum nas configurações 6x2 e 8x2 Double Decker. Seja como for, esse veículo conta com tecnologias ADAS e o prefixo 1958, ano de fundação da companhia. Ademais, a carroceria Marcopolo G8 está com as cores antigas.


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