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Ônibus elétrico articulado entra em testes em Curitiba

Com carroceria Marcopolo de 22 metros, ônibus elétrico BYD D11B pode levar 170 passageiros e tem autonomia de até 250 km

Redação

29 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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BYD e Marcopolo iniciam testes com ônibus articulado em Curitiba
BYD e Marcopolo iniciam testes com ônibus articulado em Curitiba
Crédito:Marcopolo/Divulgação
BYD e Marcopolo iniciam testes com ônibus articulado em Curitiba

A BYD fez testes com o ônibus articulado 100% elétrico D11B em Curitiba. O modelo tem a carroceria Attivi Express, feita pela Marcopolo. Conforme a marca, ele tem 22 metros de comprimento. Além disso, traz suspensão pneumática em todos os eixos. Bem como motor 100% elétrico integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos.

Ademais, há freios a disco com sistemas antitravamento ABS e com distribuição de frenagem EBS. Assim como sistema regenerativo de energia, que transforma a força das desacelerações em eletricidade. Com isso, é possível ampliar a autonomia.

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BYD D11B leva 170 passageiros

Conforme a BYD, o D11B tem autonomia de até 250 quilômetros com a carga completa. Ou seja, mesmo com 170 passageiros a bordo. Aliás, essa é a capacidade máxima do novo ônibus elétrico. Segundo a marca, o objetivo do teste é justamente avaliar a viabilidade técnica e operacional do modelo.

De acordo com o diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, uma das vantagens é o baixo nível de ruído. “Curitiba está na vanguarda da mobilidade. E os ônibus elétricos da BYD oferecem ganhos ambientais. Afinal, deixam de emitir 184 toneladas de CO2 por ano. Ou seja, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores”, afirma.

Além disso, o custo médio da recarga das baterias é até 64% menor do que o gasto com diesel em um ônibus convencional. Da mesma forma, a manutenção é mais simples e barata. Conforme a BYD, a vantagem chega a ser de 50%. Por sua vez, a durabilidade do modelo elétrico é de cerca de 15 anos, ante 10 anos nos modelos com motor convencional.


Carroceria 

O modelo, batizado de Attivi Express, tem carroceria urbana articulada. Trata-se de uma solução focada em chassis com propulsão elétrica. No visual, chama a atenção os faróis do tipo full-LEDs. No mesmo sentido, há seis câmeras de alta definição no lugar dos espelhos retrovisores. Duas têm infravermelho.

Também há sensores que eliminam eventuais pontos cegos nas laterais do veículo. Ademais, a Marcopolo instalou dispositivos como sistema de entretenimento para passageiros. O conjunto inclui monitores instalados no teto, rádio e auto-falantes.

Por sua vez, as portas pantográficas de duas folhas têm dispositivo antiesmagamento. Ou seja, impede o fechamento casa haja algum objeto, ou mesmo pessoa, no vão. A cabine traz, ainda, poltronas estofadas com apoio de cabeça. Bem como portas USB para carregamento de celulares e rampas para cadeirantes.


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