Em ônibus, as vendas nos quatro primeiros meses deste ano caíram 17,11%%. Ou seja, no período, o setor emplacou 7.499 unidades ante as 9.047 no mesmo período no ano passado. Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de todo o País.
Por outro lado, no mês a mês, os emplacamentos em abril foram 6,65% melhores em relação a março. Assim, enquanto no mês passado as revendas negociaram 2.182 ônibus 0-km, em março foram 2.046 veículos de passageiros emplacados.
A Comil apresenta ao mercado o novo modelo HD Invictus. A novidade chega seguindo as linhas de design da família Invictus DD (Double Decker). Ou seja, com novos detalhes externos e várias novidades internas de acabamentos. Assim, privilegiando a ergonomia de passageiros e motoristas.
Publicidade
Conforme a marca, durante o time de desenvolvimento deu atenção especial aos acessos da cabine do motorista e ao salão de passageiros. Criando o chamado conceito "Free Access". Na prática, houve o aumento das dimensões da porta de entrada para a cabine do motorista. Tanto em altura quanto em largura.
Do mesmo modo, a escada de acesso ao salão de passageiros também foi ampliada. Ou seja, se traduzindo no ganho adicional de 210 mm. O ambiente ainda ganhou luz indireta em LED para iluminar os degraus. Assim, dando mais segurança no acesso.
Publicidade
Leia Mais
- Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus
- Vendas de caminhões crescem 44,8% em abril e Volvo e Scania lideram
- Iveco Daily Hi-Matic é confortável e cheio de recursos; veja o vídeo
Do mesmo modo, os números são positivos ao comparar abril deste ano com o mesmo mês no ano passado. Ou seja, naquele período a indústria vendeu 1.669 ônibus. Como resultado, no mês passado as vendas aumentaram 30,74%.
Caminhão da Escola funciona, mas falta de crédito atrapalha
Segundo a Fenabrave, a dificuldade de financiamento é hoje o principal inibidor das vendas de ônibus. "Além disso, as adesões a programas como o Caminho da Escola estão em ritmo ainda lento. Mas há tendência de melhora para o restante do ano, especialmente, se tivermos um cenário de crédito menos restritivo", diz o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
Vale lembrar que na virada do ano, as principais fabricantes de chassis do País comemoraram o aquecimento na produção que permearia neste ano. Sobretudo, impulsionado pelo Programa Caminho da Escola.
Confira o ranking das marcas de ônibus mais vendidas no acumulado
- Mercedes-Benz: 4.405 (58,74%)
- Volksbus: 1.267 (16,90%)
- Marcopolo: 1.010 (13,47%)
- Iveco: 363 (4,84%)
- Scania: 184 (2,45%)
- Volvo: 148 (1,97%)
- Induscar: 89 (1,19%)
- Agrale: 19 (0,25%)
- BYD: 3 (0,04%)
- Hyger: 1 (0,01%)
Fonte: Fenabrave