Mercado

Mercedes-Benz tem mais da metade das vendas de ônibus; veja o ranking

Apesar de programas como o Caminho da Escola, mercado de ônibus cai 17% no acumulado do ano por falta de crédito para financiamento

Andrea Ramos

15 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito restritivo ainda impede crescimento nas vendas de ônibus no Brasil
Mercedes-Benz O500
Crédito:Mercedes-Benz /Divulgação
Crédito restritivo ainda impede crescimento nas vendas de ônibus no Brasil

Em ônibus, as vendas nos quatro primeiros meses deste ano caíram 17,11%%. Ou seja, no período, o setor emplacou 7.499 unidades ante as 9.047 no mesmo período no ano passado. Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de todo o País.

Por outro lado, no mês a mês, os emplacamentos em abril foram 6,65% melhores em relação a março. Assim, enquanto no mês passado as revendas negociaram 2.182 ônibus 0-km, em março foram 2.046 veículos de passageiros emplacados.

Comil apresenta ao mercado o novo modelo HD Invictus. A novidade chega seguindo as linhas de design da família Invictus DD (Double Decker). Ou seja, com novos detalhes externos e várias novidades internas de acabamentos. Assim, privilegiando a ergonomia de passageiros e motoristas.


Publicidade

Conforme a marca, durante o time de desenvolvimento deu atenção especial aos acessos da cabine do motorista e ao salão de passageiros. Criando o chamado conceito "Free Access". Na prática, houve o aumento das dimensões da porta de entrada para a cabine do motorista. Tanto em altura quanto em largura.

Do mesmo modo, a escada de acesso ao salão de passageiros também foi ampliada. Ou seja, se traduzindo no ganho adicional de 210 mm. O ambiente ainda ganhou luz indireta em LED para iluminar os degraus. Assim, dando mais segurança no acesso.

Publicidade


Leia Mais

Do mesmo modo, os números são positivos ao comparar abril deste ano com o mesmo mês no ano passado. Ou seja, naquele período a indústria vendeu 1.669 ônibus. Como resultado, no mês passado as vendas aumentaram 30,74%.

Caminhão da Escola funciona, mas falta de crédito atrapalha

Crédito restritivo ainda impede crescimento nas vendas de ônibus no Brasil
Volksbus/Divulgação
Mesmo com boas vendas ao Programa Caminho da Escola, restrição de crédito atrapalha crescimento

Segundo a Fenabrave, a dificuldade de financiamento é hoje o principal inibidor das vendas de ônibus. "Além disso, as adesões a programas como o Caminho da Escola estão em ritmo ainda lento. Mas há tendência de melhora para o restante do ano, especialmente, se tivermos um cenário de crédito menos restritivo", diz o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.


Vale lembrar que na virada do ano, as principais fabricantes de chassis do País comemoraram o aquecimento na produção que permearia neste ano. Sobretudo, impulsionado pelo Programa Caminho da Escola.

Confira o ranking das marcas de ônibus mais vendidas no acumulado

  1. Mercedes-Benz: 4.405 (58,74%)
  2. Volksbus: 1.267 (16,90%)
  3. Marcopolo: 1.010 (13,47%)
  4. Iveco: 363 (4,84%)
  5. Scania: 184 (2,45%)
  6. Volvo: 148 (1,97%)
  7. Induscar: 89 (1,19%)
  8. Agrale: 19 (0,25%)
  9. BYD: 3 (0,04%)
  10. Hyger: 1 (0,01%)

Fonte: Fenabrave

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião