Redação

08/02/2022 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 07/02/2022 | 13:38

Ônibus da Marcopolo ampliam frota do Parque Tecnológico Itaipu

Crédito: Divulgação: Marcopolo

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu começou a operar com quatro novos ônibus da Marcopolo. São modelos Paradiso G7 e Viale DD Sunny. Além de dois Torino, de uso urbano. Todos receberam características próprias para atender essa operação.

De acordo com a Marcopolo, entre os diferenciais estão as janelas bem amplas. Além disso, os ônibus receberam sistemas especiais de áudio. Bem como câmeras de monitoramento. Há ainda faróis e lanternas de LEDs.

Leia também: Chinesa Asiastar revela ônibus turístico com visual futurista da Pininfarina

Continua depois do anúncio

Segundo a Marcopolo, esses componentes são mais resistentes. Assim, reduzem os custos com manutenção.

Ônibus Marcopolo sem vidros

O Paradiso New G7 1200 utilizado na Fundação Parque Tecnológico de Itaipu é o primeiro ônibus do tipo sem vidros nas janelas. De acordo com a Marcopolo, a capacidade é para 48 passageiros.


Ônibus sem vidros são comuns em cidades como Paris, Nova York, Roma e Madri, entre outras. No Brasil, os veículos desenvolvidos pela empresa circulam em locais como o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Além disso, o modelo tem vários monitores de vídeo. Bem como facilidades para o acesso de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Nova opção de ônibus rodoviário

Recentemente, a Marcopolo apresentou o G8 1600 LD. O modelo está em fase de homologação. Segundo a empresa, o ônibus estará à venda a partir do segundo trimestre de 2022.


De acordo com a encarroçadora, o destaque do novo modelo é o nível de conforto. Assim como a capacidade de bagagem. O maior espaço entre a poltrona e painel facilita o acesso à cabine pela porta de serviço.

De acordo com a Marcopolo, a ideia é que passageiros e motoristas tenham uma experiência de viagem aprimorada. Isso porque o ônibus tem melhor desempenho operacional em médias e longas distâncias.

Mercado em baixa

Os lançamentos da Marcopolo ocorrem em um momento de baixa no mercado de ônibus. Em 2021, o setor sofreu retração em relação a 2020. Foram emplacadas 17.766 unidades. Ou seja, houve um recuo de 2,49% em relação às vendas de 2020. 


Em 2021 as encarroçadoras produziram 12.361 unidades. De acordo com os números da Associação Nacional das Fabricantes de Ônibus, a Fabus. Aproximadamente 4 mil unidades a menos do que 2020. Naquele ano saíram das linhas de produção 16.320 unidades. 

Porém, as fabricantes apostam na recuperação do setor. Segundo a Mercedes-Benz, as vendas totais devem crescer mais de 40% em 2022. A expectativa foi revelada ao Estradão pelo diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.

Notícias relacionadas

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba

Notícias

Peugeot apresenta Boxer Minibus 2024 com serviço de conectividade no Brasil