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Ônibus brasileiro Mercedes-Benz eO500U estreia no Busworld

Ônibus brasileiro eO500U estreia no Busworld, maior salão do mundo, e Mercedes-Benz vislumbra vendas na América Latina, Ásia e Oceania

Andrea Ramos, De Bruxelas, Bélgica

06 de out, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz
Com o lançamento global do eO500U, a marca quer mostrar mais uma opção para  os mercados que atuam com chassi mais carroceria
Crédito:Divulgação/Mercedes-Benz

O Busworld, maior salão de ônibus da Europa, abre neste sábado (7) ao público. No evento na capital da Bélgica, Bruxelas, fabricantes do mundo todo mostram novidades em produtos e tecnologias. Pois a feira foi o palco escolhido pela Mercedes-Benz do Brasil para o lançamento mundial do modelo eO500U. Ou seja, o primeiro chassi de ônibus da marca desenvolvido e produzido no País.  

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Aliás, o eO500 é o único chassi sem carroceria exposto no evento. Dessa forma, a Mercedes-Benz se posiciona como desenvolvedora de tecnologias de chassis para todos os mercados do mundo. Vale lembrar que, na Europa, a alemã oferece a linha Citaro. Trata-se de uma família de ônibus feitos integralmente pela empresa. Portanto, entregue com chassi e carroceria.


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Conforme a Mercedes-Benz, desde 2018 a opção 100% elétrica da linha, eCitaro, teve mais de mil unidades vendidas. De acordo com a fabricante, o chassi eO500U é baseado nesta versão a eletricidade do modelo à venda na Europa. 

Conforme o diretor de exportação de ônibus da Mercedes-Benz, Maurício Kenji Yamamoto, com o lançamento global do eO500U, a marca quer mostrar mais uma opção para os mercados que atuam com chassi e carroceria. Dessa forma, estão entre os potenciais clientes do chassi brasileiro operadores de países do Hemisfério Sul, com exceção do México. Além de Oceania e Oriente Médio. 

Divulgação/Mercedes-Benz

"Mas na América Latina os principais mercados serão Chile e Colômbia, que já têm sistema de transporte bem desenvolvidos com a Transantiago e Transmilênio. Nesse sentido, as vendas por exportação começam a partir do próximo ano", diz Yamamoto. 

Do Brasil para o mundo 

O eO500U chegou ao mercado brasileiro em 2021. Trata-se de um veículo tipo Padron. Ou seja, pode receber carrocerias de até 13,2 metros. E levar entre 80 e 83 passageiros. Seu motor, 100% elétrico a bateria desenvolve potência 340 cv e torque de quase 100 mkgf. Ou seja, resultado da soma de dois motores elétricos instalados em cada cubo de roda do eixo traseiro. 

Ademais, o chassi pode receber de quatro a seis pacotes de bateria. Assim, com quatro ou cinco pacotes, a autonomia gira em torno de 250 km, com a capacidade máxima de passageiros. Vale lembrar, que o veículo custa até 3,5 vezes mais que seu equivalente a diesel. Neste caso é o O500.


Por essa razão, o a Mercedes-Benz já atende aos requisitos do Finame Carbono Zero. Ou seja, linha de financiamento do BNDES. Nesse sentido, o veículo já tem mais de 50% de nacionalização. Inclusive, as baterias feitas pela Borgwarner é montada na fábrica da empresa em Piracicaba, no interior paulista. 

Mercedes-Benz começa a entregar o eO500U

Durante o Busworld, a Mercedes-Benz anunciou que dará início às entregas das primeiras 50 unidades do seu ônibus elétrico. Assim, recebem os primeiros modelos a Metrópole, com 40 unidades, a MobiBrasil, com oito modelos, e a Sambaíba, com mais dois veículos. 

Diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, explica que essas unidades estão sendo encarroçadas. Além disso, a partir do próximo ano, devem começam a operar dentro do sistema da SPTrans (São Paulo Transporte), na capital paulista.


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