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Busworld foca eletrificação do setor de ônibus e terá novidades do Brasil

Brasil terá ao menos duas novidades no Busworld, maior feira do setor de ônibus do mundo, que ocorre de 7 a 12 de outubro, na Bélgica

Andrea Ramos

04 de out, 2023 · 9 minutos de leitura.

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Busworld vai destacar a eletrificação no setor de ônibus global
Mercedes-Benz eO500U
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Busworld vai destacar a eletrificação no setor de ônibus global

Depois de um hiato de quatro anos, por causa da pandemia, o Busworld Europe está de volta. Trata-se do maior salão de ônibus do mundo, que ocorre de 7 a 12 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. Conforme os organizadores, da 26ª edição, que terá cobertura do Estradão, haverá mais de 500 expositores. Além disso, a expectativa é que 40 mil pessoas de mais de 130 países visitem a feira. 

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A variedade de expositores engloba fabricantes de veículos e carrocerias, bem como fornecedores de componentes, sistemas eletrônicos etc. Do mesmo modo, haverá empresas prestadoras de serviços e da área de manutenção. Com isso, são esperados compradores, como operadores de ônibus, do mundo todo. Assim como companhias de transporte público, aeroportos e escolas, por exemplo. 


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Segundo a organização da feira, vão ocorrer conferências e palestras. Entre os temas mais relevantes da indústria de ônibus está a evolução dos sistemas autônomos de condução. Assim como regulamentação de motores de baixa emissão e sua importação. Vale lembrar que a China virou um grande produtor de ônibus elétricos e baterias. Por fim, a melhoria da segurança viária e infraestruturas também será pauta.

Busworld terá modelos brasileiros alternativos ao diesel

Seja como for, o tom do evento será a mobilidade elétrica. Bem como outras formas de propulsão alternativa aos motores a diesel. Entre os expositores, há duas fabricantes brasileiras. Ou seja, Marcopolo e Mercedes-Benz do Brasil. Ambas vão mostrar na Busworld seus lançamentos no setor de ônibus.

Assim, a Mercedes-Benz fará a estreia mundial do eO500U. Ou seja, seu ônibus 100% elétrico e desenvolvido pela área de engenharia do Brasil. Será a única marca a exibir apenas o chassi. Porque a intenção é mostrar sua capacidade de inovação de chassi.


Embora tenha sido revelado em 2021 no Brasil, o eO500U foi lançado apenas no fim do ano passado. Segundo a fabricante, ao menos 100 unidades já foram vendidas para operadores de ônibus da cidade de São Paulo. Baseado no chassi do O500U com motor a diesel, a versão elétrica tem mudanças na arquitetura eletrônica.

Marcopolo leva duas novidades à feira

Além disso, traz mais recursos que o modelo convencional. Nesse sentido, o eixo dianteiro tem capacidade para até 8,2 toneladas. Assim, pode suportar o peso bruto total (PBT) de 21,2 toneladas, por causa das baterias. O eO500U pode levar 83 passageiros e tem autonomia de até 300 km.

Busworld vai destacar a eletrificação no setor de ônibus global
Marcopolo Audace a célula a hidrogênio tem carroceria G8 desenvolvida e feita no Brasil

A Marcopolo, por sua vez, vai mostrar dois veículos desenvolvidos para o mercado mundial. Ou seja, o rodoviário Paradiso 1800 Double Decker da Geração 8 e o Audace 1050 Fuel Cell. Conforme a empresa, os dois trazem avançadas tecnologias voltadas à redução de emissões.

O Paradiso G8 1800 DD é o ônibus rodoviário mais sofisticado da marca. Na Busworld, será exposto o modelo com chassi Scania K 500C 6x2. Portanto, tem motor Scania DC13, turbodiesel, de 500 cv de potência. Além disso a transmissão é Opticruise e a suspensão é pneumática.

Ônibus a célula a combustível

Conforme a Marcopolo, o modelo tem 15 metros de comprimento, 2,6 m de largura, 4,23 m de altura e capacidade para 35 passageiros, sendo 29 no piso superior e seis no inferior. Além disso, todas as poltronas são do tipo leito. Há monitores de vídeo individuais e entradas USB (tipo A e C) em todos os assentos. Bem como sistema de massagem nos do piso inferior.


Porém, diferentemente do Paradiso 1800, o Audace Fuel Cell é produzido na China. Conforme a empresa, o modelo feito em parceria com a Sinosynergy e a Allenbus é movido a célula a hidrogênio. A autonomia chega a 600 km e a capacidade é para 53 passageiros. Para isso, tem 12,9 m de comprimento, 2,5 m de largura e distância entre os eixos de 6 m a 6,5 m.

Além do eO500U, a Daimler Buses levará ao Busworld outros modelos da Mercedes-Benz e da Setra. Para isso, vai ter estende com 2.700 m², bem como área externa com espaço para test-drive. Entre os destaques, está o eCitaro a célula a combustível.

Iveco e Scania

O grupo alemão também vai mostrar o Preventive Brake Assist 2 para ônibus com piso rebaixado. Ou seja, a próxima geração do sistema ativo de assistência à frenagem. Este recurso pode identificar, sem interferência do motorista, obstáculos parados e em movimento, incluindo pedestres e ciclistas. 


Da Iveco Bus, o foco é a oferta de ônibus elétricos. Nesse sentido, a marca vai apresentar novos micro-ônibus e chassis e-Daily. Bem como E-Way, Streetway Elec e Crossway LE Elec. Todos têm propulsão elétrica alimentada por baterias produzida pela FPT Industrial. Além disso, a marca italiana vai mostrar seus novos sistemas de assistência ao condutor (ADAS).

Da Scania, o destaque é uma nova plataforma de ônibus elétricos. Assim, a marca mostrará o chassi BEV de entrada baixa. Um dos modelos feitos sobre essa base, o Scania Castrosua LE 4x2 vai estar na feira. Da mesma forma, a marca mostrará soluções de recarga de baterias. Bem como uma versão atualizada do Scania Touring e outra a GNL do Irizar i6s Efficient. 

Higer Bus

Por fim, a Higer Bus terá duas novidades no Busworld. Ou seja, o Azure 7 e o Azure 9. Conforme a marca, o primeiro tem 6,8 m de comprimento e pode levar 14 passageiros. Por sua vez, o Azure 9 transporta até 21 pessoas. Além disso, os dois são elétricos e direcionados ao transporte urbano. Segundo a fabricante chinesa, os dois modelos podem ser vendidos no Brasil. Porém, isso vai depender da velocidade do avanço da infraestrutura para veículos elétricos no País.


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