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Com gás, LOTS Group reduz em 21% os custos para abastecer caminhões

Com a troca de metade da frota de caminhões a diesel por modelos a gás, LOTS Group também reporta redução de 27% nas emissões de poluentes

Redação

05 de out, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Scania
Além da troca do diesel pelo GNV, medidas como gestão eficaz, treinamento dos motoristas e tecnologias embarcadas foram essenciais para os resultados
Crédito:Divulgação/LOTS

Depois de substituir caminhões a diesel por modelos a gás natural veicular (GNV), o LOTS Group, da Scania, reporta redução de 21% nos custos de abastecimento. Segundo a empresa, a transição energética começou em 2021. Naquele ano, quatro caminhões a diesel foram trocados por modelos com motor a gás. Atualmente, metade da frota da companhia, ou 14 caminhões, utiliza GNV.

Além da redução de custos, a empresa informa que a redução de emissões de poluentes foi de 27%. Para aferir os resultados, o LOTS Group lançou mão do Programa Logística Verde Brasil (PLVB). Dessa forma, foi possível fazer o monitoramento e tratamento dos dados coletados.

gás é uma das apostas para mover os caminhões do LOTS group
Empresa de gestão de transportes trocou metade da frota por caminhões a gás: Foto: LOTS Group

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Além da troca dos caminhões, o LOTS Group implementou várias medidas para chegar ao bom resultado. Nesse sentido, apostou na ampliação da eficiência dos processos de gestão, treinamento de motoristas e soluções eletrônicas modernas nos veículos. Conforme a empresa, isso inclui sensores e módulos que monitoram a forma de condução do motorista. Com isso, foi possível aprimorar a performance do time.


Vale ressaltar que combustíveis como gasolina, diesel e o próprio GNV, estão entre os principais geradores de poluentes por veículos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o setor de transportes é um dos maiores responsáveis pela produção de gases de efeito estufa. Ou seja, cerca de 20% das emissões globais de CO₂. Porém, os impactos da queima do GNV são menores que os dos demais combustíveis fósseis.   

Vendas de caminhões a gás ainda patinam

No Brasil, a substituição de caminhões a diesel por outros mais eficientes ocorre em passos lentos. Segundo a Anfavea, que representa as fabricantes de veículos, apesar da alta nas vendas desses veículos entre 2020 e 2021, há um retrocesso em 2023. Ou seja, de janeiro a agosto, foram emplacados 316 caminhões e ônibus a gás e elétricos no País. Portanto, 387 a menos que no mesmo período de 2022.

Seja como for, as montadoras buscam convencer as transportadoras sobre as vantagens da mudança. Atualmente, a Scania é a única que produz caminhões e ônibus a gás no Brasil. A marca revelou, com exclusividade ao Estradão, que vai ampliar a oferta de desses produtos em breve. Assim, vai lançar, até fevereiro de 2024, novos motores a gás com 420 cv e 460 cv de potência.


Conforme a empresa, a linha atual conta com três opções de potência. Ou seja, 280 cv, 340 cv e 410 cv. Porém, esta última será substituída pela de 420 cv. Um dos focos dos modelos a gás da Scania é o agronegócio, sobretudo produtores rurais de Mato Grosso. Entre as vantagens, a região recebe gás vindo diretamente da Bolívia, o que reduz o preço do combustível.

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