A Marcopolo utilizará grafeno para produzir componentes de ônibus. O testes com o material, que é duro e, ao mesmo tempo, flexível começam ainda este ano. O objetivo da empresa, que fabrica carrocerias para ônibus, é reduzir o peso total do veículo e ampliar a resistência estrutural.
Com isso a Marcopolo dará um grande passo rumo ao futuro. Um os maiores desafios da indústria é reduzir a tara dos veículos. No momento em que as fabricantes apostam cada vez mais em sistemas de propulsão elétricos e híbridos, a redução de peso é fundamental. Sobretudo porque as baterias atuais agregam muito peso ao veículo.
De acordo com o diretor de engenharia da Marcopolo, Luciano Resner, o programa está em fase de estudos de engenharia. O plano é concluir a fase de desenvolvimento e iniciar os testes até o fim deste ano.
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"Firmamos uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul" afirma o executivo. Ele afirma que o centro de ensino gaúcho apoiará a empresa no desenvolvimento do material para produção em escala industrial. "Iniciamos os estudos que permitirão determinar qual quantidade ideal de grafeno na composição dos materias", diz Resner.
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O engenheiro informou que os testes de ensaios são químicos, térmicos e mecânicos. Há também avaliações de durabilidade e confiabilidade do produto. Os ensaios espelham condições reais de utilização dos ônibus pelos clientes.
Marcopolo aposta em vários materiais
A Marcopolo realiza estudos e pesquisas com o grafeno também associado ao aço e a outros tipo de polímeros. O objetivo também é reduzir o peso de componentes dos ônibus.
Resner conta que os trabalhos mostram que a liga com grafeno e aço proporciona redução de peso e melhoria das características mecânicas. "Estamos desenvolvendo aplicação na pintura, com a adição de grafeno em tintas para reduzir o número de camadas." Segundo o engenheiro, a novidade reduzirá custos ao melhorar as características do material contra a corrosão.
A Marcopolo avalia a substituição de componentes metálicos por polímeros com grafeno. Os componentes que poderão ser substituídos estão ligados ao acabamento. É o caso da estrutura do porta-pacotes e descansa-pernas dos ônibus. Outra possibilidade são itens estruturais, como as poltronas.
"Deveremos iniciar testes de campo no segundo semestre deste ano", afirma Resner. O engenheiro informa que a empresa deve apresentar novidade ao mercado já em 2021.
Sobre o grafeno
O grafeno é um material leve e resistente. É 200 vezes mais resistente que o aço e supera o diamante. Também é um material fino, com espessura de um átomo. Sua estrutura é 1 milhão de vezes menor que a de um fio de cabelo. Além disso, é maleável, resistente ao impacto e à flexão e funciona como um excelente condutor térmico e elétrico.
O grafeno foi isolado pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, pelos cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov. A pesquisa rendeu o Prêmio Nobel de Física à dupla em 2010. Para comparação, uma folha de grafeno com 1 m² pesa 0,0077 gramas e é capaz de suportar cargas de até quatro quilos.