A Hyundai iniciou os testes de seu ônibus com célula a hidrogênio na Alemanha. Assim, a marca sul-coreana quer consolidar sua investida no segmento de veículos comerciais a hidrogênio na Europa. Isso porque recentemente a empresa passou a testar o caminhão XCient na Suíça. Segundo a companhia, o novo ônibus está sendo testado por duas empresas alemãs.
Leia também: Quinta roda com sistema antitombamento vem aí
Ou seja, a Ettenhuber e a Geldhauser estão avaliando os modelos em operações reais. Nesse sentido, os dois ônibus estão sendo utilizados diariamente no transporte de passageiros na cidade de Munique. De acordo com a Hyundai, o Elec City Fuel Cell tem autonomia de cerca de 500 quilômetros. Para isso, o modelo tem cinco tanques no teto com capacidade para 34 kg de hidrogênio.
Publicidade
Conforme a fabricante, a potência dos motores elétricos é de 180 kW. Ou seja, equivales a 241 cv, que garantem boas respostas em qualquer tipo de via. Aliás, a Hyundai prevê iniciar os testes de mais quatro unidades do modelo em outras regiões da Alemanha. Isso deve ocorrer ainda em 2021.
Hyundai quer levar a tecnologias para mais clientes
Além de coletar os dados gerados durante os testes, a Hyundai quer entrevistar os motoristas. Com isso, pretende obter as impressões sobre o funcionamento dos ônibus a célula a hidrogênio. Nesse sentido, a empresa também quer ouvir a opinião dos passageiros. Dessa forma, a ideia é avaliar a receptividade da população em relação à nova tecnologia.
Assim, o objetivo é impulsionar a implantação dos novos ônibus na Europa. Segundo o chefe da unidade de tecnologia de desenvolvimento da Hyundai, Martin Zeilinger, os testes de campo servem justamente para ajudar no desenvolvimento dos veículos. "De acordo com os requisitos de cada um dos nossos clientes europeus", diz.
A Hyundai produz o Elec City na Coreia do Sul desde 2019. A empresa está apostando alto nessa nova tecnologia. Nesse sentido, já há 108 unidades em operações regulares no país.