A família Volksbus da Volkswagen completa 30 anos no mercado de ônibus. Em 1993 a marca alemã lançava o primeiro chassi da linha, o VW 16.180 CO. Atualmente, o modelo tem mais de 50 variações. Segundo a montadora, a primeira venda de um chassi da família foi feita para a Real Auto Ônibus. A empresa operava ônibus municipais no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS
Volvo FM Electric está em testes entre Matão e o Porto de Santos
Mercedes-Benz Atego terá versão para substituir Axor 1933 4x2
Scania R 450 6x2 Plus é mais barato que o Super; veja como ele anda
Publicidade
Seja como for, alguns anos depois a Volkswagen lançou o segundo modelo da família, o VW 18.310 T. Foi com esse modelo que a montadora seu primeiro grande volume de vendas de ônibus rodoviário. O cliente era a Viação Pluma. Assim, a rota que a empresa fazia era de Curitiba, no Paraná, para a Cordilheira dos Andes. E, assim, percorria sete países da América do Sul.
Antonio Cammarosano, um executivo da marca, que viveu a história da família Volksbus desde o início, conta que a marca foi pioneira em serviços na garagem do cliente. E também em oferecer um monitor de pós-venda de ônibus. "Inovamos oferecendo produto com o capô do motor dianteiro . E isso diminuiu significativamente o calor e o ruído. Foram com essas e outras inovações que a marca segue conquistando clientes no Brasil, América Latina, Ásia, África e Oriente Médio”, comenta.
Primeiro ônibus para o Caminho da Escola
A Volkswagen também destaca como marco histórico da linha Volksbus a primeira venda de 2.200 unidades do chassi VW 15.190 VE-03 R para o Programa Caminho da Escola. Foi em 2009, dois anos após a criação do programa.
Seja como for, são mais de 175 mil chassis produzidos desde o lançamento da linha Volksbus em 1993. Os chassis são feitos na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. O novo portfólio da família soma vendas de 500 unidades. De acordo com a Volkswagen, a família se consolidou no mercado de ônibus ao longo dos anos por causa das suas vantagens operacionais. Ou seja, economia de combustível de até 5% e conforto para motoristas e passageiros.