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Volvo FM Electric está em testes entre Matão e o Porto de Santos

A Citrosuco, produtora de laranjas, escolheu o caminhão elétrico da Volvo para a distribuição dos seus produtos entre a fábrica, no interior de São Paulo, e o Porto de Santos

Aline Feltrin

23 de jun, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Volvo
Crédito:Divulgação/ Citrosuco
As primeiras impressões revelam o efeito positivo do torque instantâneo do veículo e da autonomia de recarga dos freios regenerativos

A Citrosuco, produtora mundial de suco de laranja, resolveu apostar no caminhão elétrico em suas operações. Assim, começou a testar o Volvo FM Electric. O bruto faz o transporte de carga entre Matão e Santos, ambos municípios de São Paulo. Aliás, a empresa informa que a rota é uma das principais na logística dos seus produtos. Isso porque liga a sua fábrica de laranja ao Porto de Santos. De lá o produto é exportado para mais de 100 países.

Segundo a empresa, os testes com caminhões elétricos fazem parte de um conjunto de ações cujo objetivo é descarbonizar suas operações. Além disso, estão dentro da meta da Citrosuco para alcançar as metas de ESG em 2030. A empresa as assumiu no ano passado.

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A Citrosuco informou que já removeu 400 mil toneladas de carbono. E ainda tem outras metas para reduzir emissão de CO2 em 28% até 2030.

O gerente geral de Logística, Claudemir Henrique de Oliveira conta que a busca por um caminhão com emissão zero iniciou durante da Fenatran 2022, principal salão de transportes da América Latina. Durante o evento, iniciou as negociações com a Volvo. O executivo revela, ainda que "o objetivo é avaliar as possibilidades para que a frota da Citrosuco seja totalmente elétrica.


Impressões iniciais com o Volvo FM Electric

O executivo complementa que durante toda a jornada, a resposta foi positiva. “No primeiro teste optamos por um peso intermediário e no segundo aumentamos para utilizar o peso máximo do caminhão, de 44 toneladas.

Seja como for, os dois pilotos que dirigiram o caminhão afirmaram que o torque instantâneo é excelente. Além disso, elogiaram a autonomia de recarga dos freios regenerativos. Vale explicar que esse é um atributo importante em trechos de subida e descida com carga.

Na visão de Oliveira, o caminhão elétrico poderá trazer ganhos econômicos e ambientais a médio e longo prazo.


Segundo a Volvo, o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh). A depender do tipo de aplicação. Com suspensão a ar em todos os eixos, tem freios de regeneração que recupera a energia quando esse componente é acionado. 

Além disso, tem potência de até 490 kW (660hp). A montadora informa também que o veículo atende bem o transporte de distribuição entre grandes centros. Por fim, não emite gases poluentes e não tem ruído.

Testes em diversas regiões do Brasil

No começo deste mês a Volvo divulgou que iniciou testes de caminhões elétricos pesados no Brasil. Conforme a marca, o FM Electric está em operação em empresas de transporte de várias regiões do País. Assim, o objetivo da marca é coletar informações para entender como esses caminhões se comportam. Vale relembra que a Volvo apresentou o cavalo-mecânico ao público durante a Fenatran, em 2022.


caminhões elétricos
Divulgação/Volvo

Ou seja, a marca aproveitou a feira para convidar clientes a conhecerem e testarem seus caminhões elétricos. Conforme o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, os primeiros relatos são positivos. "Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista."

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