Redação

02/10/2020 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 01/10/2020 | 20:15

Western Star lança caminhões vocacionais 49X

Novo caminhão da Western Star, marca do Grupo Daimler, foca operações fora de estrada e de uso misto, tem cabine de alumínio e motores com até 600 cv

Western Star estreia uma nova gama de veículos com a introdução do 49X
Crédito: Western Star/Divulgação

A Western Star apresentou, nos Estados Unidos, o novo 49X. O caminhão vocacional é direcionado a aplicações severas e de uso misto, como o transporte de madeira. O novo Western Star 49X está disponível por meio de encomenda e as primeiras entregas serão feitas no início de 2021.



A Western Star é uma das marcas do Grupo Daimler. E o 49X é um caminhão 100% novo. Segundo informações da empresa, o chassi é robusto e, ao mesmo tempo, leve. A cabine também é inédita. A nova linha foi batizada de série X.

O trem-de-força também é novo e inclui a transmissão Detroit DT12 Vocational. Além disso, o caminhão traz vários sistemas de segurança batizados de Detroit Assurance. “Com o 49X, a Western Star entrega um caminhão robusto e repleto de recursos de segurança”, diz o vice-presidente sênior do segmento vocacional da Daimler Trucks North America, David Carson.

De acordo com Carson, a base do 49X foi desenvolvida para dar origem a um veículo que se destaca pela durabilidade. “E, por transportar mais carga útil, melhora a produtividade do transportador.”

Para isso, os engenheiros da marca visitaram operações em que o veículo poderia ser utilizado. É o caso de extração de madeira e construção civil pesada. “O desenvolvimento do 49X contou com a contribuição dos clientes”, diz Carson.

Antes do início da produção em série, o novo caminhão foi avaliado em condições reais nesse tipo de operação. “Dessa forma, foi possível garantir que os caminhões estavam prontos para os ambientes mais difíceis”, explica ele.

Trem-de-força renovado

A transmissão Detroit DT12 Vocational está disponível nas versões manual e automatizada. A caixa tem recursos que permitem maior flexibilidade conforme o tipo de aplicação, segundo informações da empresa. Há opções de modos de condução para terrenos acidentados e vias pavimentadas.

O Rock-Free, por exemplo, garante que o 49X saia de atoleiros com mais facilidade. O Power Launch garante arrancadas seguras, protegendo a embreagem e os demais itens do sistema de transmissão. O Paver possibilita mudar de Neutro para Drive sem a necessidade de acionar o pedal do freio.

Há duas versões de motores Detroit disponíveis. Tanto o  DD15 quanto o DD16 são seis-cilindros em linha. O primeiro tem potências entre 400 cv e 505 cv. O DD16, a potência vai de 500 cv a 600 cv. A dupla conta com sistema de diagnóstico remoto.

O novo caminhão Wstern Star 49X traz o Detroit Assurance. O pacote de itens de segurança inclui assistentes de ponto cego e de frenagem ativa. O dispositivo, de quinta geração, é o mesmo que equipa o Mercedes-Benz Actros vendido no Brasil.

Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de risco de colisão e de partida em rampa também fazem parte da lista de equipamentos.

Western Star 49X tem cabine de alumínio

A cabine do novo caminhão 49X é 150 kg mais leve que a do Western Star 4900. Contribui para a redução de peso as várias peças feitas de alumínio reforçado. Para garantir maior resistência, a estrutura é de aço.

O acabamento é caprichado. Entre os materiais utilizados há metal, madeira e costuras exclusivas dos revestimentos dos bancos. O painel é curvado e voltado para o motorista. Isso garante acesso fácil a todos os instrumentos. Isso garante mais segurança na condução.

Notícias relacionadas