O bom desempenho do Volvo VM 32 com transmissão automatizada I-Shif foi o que motivou a Zocar Rio a comprar 120 unidades do cavalo-mecânico. A locadora oferece os caminhões VM 32 para atuar em operações de mineração. Segundo o gerente de contratos e frota da Zocar Rio, Marcelo Amaral, a transmissão I-Shift é robusta e dá comodidade ao motorista.
Ele afirma que o desempenho dessa caixa de câmbio é entre 10% e 12% superior ao de sistemas de modelos da concorrência. “A I-Shift é muito robusta, não quebra. Isso eleva a disponibilidade do veículo na operação”, diz Amaral, que vê as mesmas qualidades no Volvo VM de 32 toneladas.
Leia Mais
Volvo VM 32 é adquirido com contrato de manutenção
Além dos caminhões, a empresa adquiriu o plano de manutenção preventiva. Os novos VM 32 vão atuar na movimentação de minério. Desde o auxílio na escavação, bem como no transporte, construção e desativação de barragens para 28 clientes espalhados pelo Brasil. A empresa também aluga os caminhões para atividades da construção civil.
Publicidade
“A Volvo é reconhecida pela robustez e alta disponibilidade de seus caminhões vocacionais para mineração e outras operações fora de estrada. O VM 32 toneladas é uma das melhores opções para esse tipo de aplicação. A venda dessas 120 unidades é um reconhecimento da qualidade do modelo”, diz o diretor executivo de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti.
Sobre o Volvo VM 32 t
O VM de 32 toneladas é um caminhão traçado que integra a família de veículos vocacionais da marca. O modelo é direcionado para atuar em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção. O seu motor de 6 cilindros em linha, desenvolve potência de 330 cv a 2.200 rpm. E o torque é de 133 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm.
Segundo a Volvo, o modelo é também o caminhão mais leve em sua categoria. Sua tara varia entre 8.015 e 8.200, dependendo da opção de entre-eixos, o que garante maior capacidade de carga útil. As opções de entre-eixos são 3.650 mm e 4.800 mm.
Em 2020, Volvo chegará a 100 mil I-Shift produzidas
O sistema eletrônico da caixa I-Shift pode processar milhares de informação por segundo para selecionar a marcha ideal conforme o tipo de uso. O processamento inclui variáveis como velocidade, carga do motor, temperatura, topografia, inclinação e peso transportado, entre outras.
Além de garantir trocas suaves de marcha, a transmissão automatizada contribui para ampliar a durabilidade do trem-de-força. Isso inclui motor, embreagem, eixo cardan, diferencial e eixos traseiros. E reduz o desgaste dos pneus.
Locação de caminhões ajuda operação das montadoras
A compra dos 120 VM faz parte do planejamento de renovação e ampliação de frota da Zocar. No total, a empresa adquiriu 280 caminhões e elevou seu portfólio de 520 veículos em 2019 para 800 este ano.
A companhia só opera com veículos próprios. Seus caminhões têm idade média de 1,5 ano. Além dos caminhões, a Zocar tem mais 600 máquinas da linha amarela, da linha verde e veículos de apoio. Somando uma frota total de 1,4 mil veículos e equipamentos.
A empresa passa pela pandemia do novo coronavírus em franca expansão. Segundo Amaral, a operação da Zocar cresce em média 50% ao ano. Em 2020, até julho, a expansão foi de 40%. O setor mineral é um dos menos afetados pela crise sanitária.
Dados do Ministério de Minas e Energia mostram que a receita da produção mineral cresceu 1% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Pode parecer pouco, mas garantiu um saldo positivo na balança comercial de US$ 5,2 bilhões no primeiro trimestre.