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Volvo prevê forte queda na venda de caminhões acima de 16 t

Segundo a Volvo, em 2023 os emplacamentos de pesados devem somar 75 mil unidades, com queda de 23% ante as vendas de 2022

Andrea Ramos

17 de fev, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Volvo prevê um mercado com 23 mil caminhões a menos em 2023
Volvo prevê um mercado com 23 mil caminhões a menos em 2023
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo prevê um mercado com 23 mil caminhões a menos em 2023

A Volvo Caminhões comemora os bons resultados de vendas no Brasil em 2022. Segundo a empresa, das 26.147 unidades produzidas, 24.093 foram emplacadas no País. Além disso, 18.747, ou 71,7% do total foram do segmento de pesados. O cavalo-mecânico FH 540, carro-chefe da marca no mercado brasileiro, teve 8.317 emplacamentos. Como resultado, foi o caminhão mais emplacado do Brasil em 2023.

Volvo
Aumento da produção da Volvo foi puxada também pelas exportações para países vizinhos; Fotos: Volvo

Em outras palavras, as vendas da Volvo cresceram 10% e a participação de mercado chegou a 29%. Com isso, o Brasil se mantém com o segundo maior mercado da marca sueca no mundo. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos.


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No caso de semipesados, o Volvo VM 270 foi o destaque. O modelo liderou as vendas da categoria, com 4.732 licenciamentos. Além disso, considerando toda gama VM, a marca produziu 10 mil unidades e vendeu 8.700 no País 2022. Ou seja, o crescimento foi de 38%.

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Volvo projeta ano difícil

Assim, o presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, celebra os resultados de 2022. Porém, ele afirma quem em 2023 os emplacamentos de caminhões com peso bruto total (PBT) acima de 16 toneladas vão cair cerca de 23%. Portanto, se a projeção se confirmar, serão 75 mil unidades.

De acordo com o executivo, um dos motivos é a pressão dos custos. Como resultado, os preços dos caminhões novos subiram entre 20% e 25%. Isso se deve à adoção de novas tecnologias para atender as regras do Proconve P8. O programa de controle de emissões é equivalente ao Euro 6.


“Com o Euro 6, os caminhões agregaram tecnologias. Logo, houve o aumento de custos. Adiciona-se a isso, a inflação dos materiais utilizados na produção. E o mundo todo enfrenta inflação. No Brasil, a taxa de juros freia qualquer tipo de investimento. E a cadeia de suprimentos que continua sendo um desafio para os fabricantes”, avalia o executivo.

América Latina consolida posição

Segundo Lirmann, o atual cenário econômico do País também requer atenção. Seja como for, ele diz que não enxerga necessidade de fazer ajustes na planta de Curitiba. Afinal, a Volvo também obteve bons resultados em outros países da América Latina. E a perspectiva é de que o cenário positivo se mantenha ao longo de 2023.

Nesse sentido, um dos destaques foi o Peru. Em 2022, foram emplacadas 1.902 unidades no país vizinho. Ou seja, houve alta de 17% em relação aos números de 2021. Do mesmo modo, no Chile o crescimento foi de 25%, com 1.687 entregas.


Ao todo, a Volvo entregou mais de 31,1 mil caminhões nos demais países do continente. De acordo com a marca, os licenciamentos somaram 28.627 unidades. O Brasil respondeu por 84% do total.

Volvo alugou mais de 200 caminhões

No mesmo sentido, o serviço de locação de caminhões da Volvo está tendo bom desempenho. Assim, o programa, lançado no fim do ano passado, já tem mais de 200 veículos alugados. Segundo o presidente da Volvo Financial Service América do Sul, Carlos Ribeiro, o FH foi o mais procurado. Os setores que mais contrataram o serviço são mineração e sucroalcooleiro.

Volvo FH foi o caminhão mais vendido do Brasil em 2022 e o mais procurado na locadora da marca

Mercado de ônibus em alta

A Volvo também conquistou bons resultados nas vendas de ônibus em 2022. Segundo a marca, houve alta de 94% considerando todos os mercados da América Latina onde a marca atua. As 1.967 unidades emplacadas representam 34% de participação de mercado.

Segundo André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America, a região tem forte representatividade nos negócios globais de ônibus da Volvo. "Os países da região são estratégicos”, afirma. No Brasil, onde a Volvo foi a fabricante que mais cresceu no segmento, foram vendidas 658 unidades em 2022. Ou seja, houve alta de 220% apenas no segmento de ônibus rodoviários.

Além disso, a marca concretizou vendas importantes em São Paulo, com 240 unidades. E também para o Rio de Janeiro, com 100 unidades. No mesmo sentido, a Volvo venceu a maior licitação para entrega de ônibus com motores Euro 6 para Santiago do Chile. No total, o negócio prevê a entrega de 566 chassis.


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