Mercado

Vendas de caminhões em 2023 têm Volvo na liderança

Embora as vendas de caminhões tenham recuado, setor projeta recuperação no primeiro trimestre; Volvo, DAF e Scania foram as marcas mais emplacadas

Aline Feltrin

03 de fev, 2023 · 4 minutos de leitura.

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vendas de caminhões
Volvo FH 540
Crédito:Volvo/Divulgação

As vendas de caminhões em janeiro foram mornas. Assim, no primeiro mês de 2023 foram emplacadas 10.215 unidades. Ou seja, houve queda de 15,3% em relação às de dezembro, quando o número de emplacamentos foi de 12.064 unidades. Além disso, em relação ao mesmo mês de 2022 a queda foi de 20%. Segundo a Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, foram 8.507 vendas.

Segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Jr., as vendas devem crescer no primeiro trimestre. "A mudança de tecnologia para atender o Proconve P8 pode aumentar a procura pelo estoque de modelos com motores Euro 5." Ele se refere às novas regras de controle de emissões, que entraram em vigor em janeiro. Porém, caminhões com sistema antigo podem ser emplacados até março.

Seja como for, Volvo, DAF e Scania lideraram o ranking de vendas de caminhões novos em janeiro. De acordo com dados da Fenabrave, foram emplacadas 882 unidades da linha FH, bem como 752 da XF e 515 do R 450, respectivamente. Veja o ranking completo, abaixo.


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Os três caminhões são da categoria de pesados. Ou seja, da mais vendida no Brasil. De acordo com os dados da Fenabrave, em janeiro a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no País. Assim, a marca obteve 29,7% de participação do mercado.

Em seguida vem a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), com 21,9% das vendas. Na sequência vem a Volvo, com 20,3%, e, depois, a Scania, com 11,73%. Por fim, a DAF aparece na quinta posição. Conforme a Fenabrave, os emplacamentos da empresa representaram 7,92% do total do mercado em janeiro.


Ranking das vendas de caminhões em janeiro

Venda de implementos tem queda

A venda de implementos rodoviários registrou queda em janeiro. De acordo com a Fenabrave, foram emplacadas 6.539 unidades. Portanto, o número foi 17,13% menor que as 7.891 vendas feitas em dezembro. Além disso, houve queda de 2,77% ante as 6.725 vendas registradas em janeiro de 2022.


Segundo o presidente da entidade, não há motivo para preocupação. "A queda pode ser considerada natural nos primeiros meses de 2023, já que muitos transportadores devem priorizar a troca de caminhões. Isso por causa do Proconve P8", diz.

Setor de ônibus tem boas perspectivas

Por outro lado, no setor de ônibus a recuperação vem se consolidando. Seja como for, em janeiro, com 2.152 vendas, houve queda de 19,7% ante as 2.680 de dezembro. Porém, na comparação com janeiro de 2022 houve alta de 61,32%. Conforme Andreta Jr, "isso indica boa possibilidade de um novo ano de crescimento".

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