Notícias

Scania P 280 XT 6x4 é preparado para o negócio pecuário; entenda

A Scania desenvolveu um caminhão, no mínimo curioso; modelo serve como misturador de ração para alimentar o gado em confinamento

Andrea Ramos

07 de mai, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Scania P 280 é preparado para o negócio pecuário; entenda
Scania P 280 é preparado para o negócio pecuário; entenda
Crédito:Siltomac/Divulgação
Scania P 280 é preparado para o negócio pecuário; entenda

A Scania apresentou o P 280 XT, resultado de uma parceria que mantém com a Siltomac, empresa fabricante de equipamentos para pecuária. Trata-se de um caminhão desenvolvido para operar com o misturador de ração para alimentar o gado. Dessa forma, o Scania 6x4 é implementado com um misturador de alimento. Ou seja, mistura a ração ao capim e distribui nos cochos das fazendas ao gado em confinamento. Contudo, há desafios.

VEJA TAMBÉM
Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2
Volkswagen Caminhões vende 100 unidades do e-Delivery no Brasil
Scania mostra a resistência dos cilindros de gás dos caminhões; assista ao vídeo

Scania P 280 é preparado para o negócio pecuário; entenda
Siltomac/Divulgação
O Scania P 280 XT para a Siltomac tem chassi mais elevado para trabalhar com radiador canavieiro

O caminhão precisa de muita força para que o misturador possa triturar e homogeneizar o alimento. Do mesmo modo, precisa trafegar em velocidade constante. O que pode variar de 5 a 10 km/h. Por essa razão, o veículo precisa de algumas inteligências embarcadas.

Publicidade

Nesse sentido, o caminhão conta com três modos de condução. Com velocidades adaptadas à velocidade do misturador. E programada pela Scania conforme a necessidade de cada fazenda.

Em média, o caminhão carrega e mistura até 14 t de ração. Para isso, a Siltomac conta com opção de implemento entre 25 e 32 m³ de capacidade.


Além disso, a bordo do modelo há um painel que faz todo o controle de carga e descarga. Ou seja, o fazendeiro, por meio de tags no cocho, consegue saber o quanto de alimento está sendo descarregado por baia.

Um Scania preparado para pecuária

Scania P 280 é preparado para o negócio pecuário; entenda
Siltomac/Divulgação
O motorista consegue acompanhar o alimento sendo misturado e quantidade que cai no cocho

Todavia, o Scania P 280 XT conta com chassi mais elevado para trabalhar com radiador canavieiro. Conforme a diretora comercial da Siltomac, Silvia Sartori, esse é um diferencial da Scania, frente às outras marcas do mercado. O que levou a companhia a eleger os caminhões da marca.


Seja como for, além do chassi especial, o Scania P 280 ainda conta com tomada de força especial, a EK 740 adaptada em posição meio-dia e de alto torque e capacidade. Afinal, entrega força suficiente para alimentar duas bombas hidráulicas que fazem o misturador funcionar.

Além disso, o Scania P 280 6x4 conta com relação de 3.42:1. Ou seja, bem reduzida para atender a velocidade que o caminhão vai rodar. E a distância entre os eixos é de 4.350 mm. O Scania P tem motor comum aos demais modelos. Ou seja, um DC09 de 9 litros, com potência de 280 cv e torque de 143 mkgf de torque.

Como resultado, o fruto dessa parceria rendeu o Prêmio Gerdau Melhores da Terra à Siltomac. Além disso, a companhia conta com 30 caminhões Scania alimentadores de gado. E essas unidades rodam por algumas fazendas do País.


A previsão é comprar mais unidades neste ano. Afinal, a comercialização do veículo ao cliente final é feita pela própria Siltomac.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião