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Scania lança caminhão V8 no fora de estrada que chega a custar R$ 2 milhões

Nova versão do Scania R 660 com motor V8 e tração 10x4 chega ao Brasil para atender operações off-road pesadas e já vendeu 15 unidades

Andrea Ramos

02 de dez, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Scania R 660 V8 mineração
Scania R 660 V8 mineração
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
Scania R 660 V8 mineração

Com a chegada da linha de caminhões para atender à norma do Conama P8, alinhada ao Euro 6, a Scania lança no Brasil a nova geração de motores V8 de 16 litros. Tendo como novidade a versão destinada às operações fora de estrada e, especificamente, a mineração.

Trata-se do Scania de 660 cv com motor V8 e cabine R com pacote XT. O veículo vai atender o segmento de mineração. E a Scania já vendeu 15 unidades na Fenatran para a TSL Transportes. Os caminhões vão operar em várias mineradoras do País à serviço da Vale.

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O caminhão de milhões

Estima-se que esse modelo foi o caminhão a combustão mais caro desta edição da feira. Ou seja, além do motor V8, tração 10x4, redutor nos cubos de roda, freio retarder e todos os itens do pacote XT, estima-se o valor aproximado de R$ 2 milhões. Assim, mais caro que o caminhão S 770 também exposto na Fenatran e adquirido por R$ 1,6 milhão pela Zaqueu Transportes.

Trata-se de um caminhão com PBT para 71 t. Ou seja, um bônus de 11 t de carga frente aos caminhões 8x4, mais usuais na mineração cujo PBT é de 60 t. Entretanto, de acordo com o diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Brasil, Marcelo Gallão, haverá outras configurações disponíveis no fora de estrada. Como ocorre nas versões rodoviárias. "Além disso, estamos levando o caminhão V8 para a mineração porque ele se mostrou mais disponível graças a boa performance. Em outras palavras, mais dinâmico na operação", completa Gallão.

Scania R 660 V8 mineração
Andrea Ramos/Divulgação

Além disso, entra no preço as soluções que a Scania oferece aos caminhões que vão operar no off-road. Por exemplo, o pacote XT com recursos que deixam o caminhão mais robusto, como o para-choques de aço com maior ângulo de ataque, ideal para terrenos acidentados.

Nas laterais do veículo há degraus para facilitar o acesso para inspeção de carga, além de maçaneta extra no teto. E, por fim, incluí grades protetoras nos faróis e o componente de admissão de ar mais alto, para que o motor trabalhe com menos poeira.

Onde o Scania V8 é direcionado

Gallão diz que, historicamente, o motor V8 é direcionado às operações rodoviárias. Ou aquelas em que o cliente faz o cálculo do negócio. Ou seja, da tonelada transportada por hora. Isso significa que, mesmo que o caminhão V8 carregue a capacidade de carga de um caminhão com motor menor, sua vantagem está na maior velocidade média. "Com o caminhão V8 a operação pode acabar mais rápido, uma vez que ele vence subidas com mais facilidade", explica.


Scania R 660 V8 mineração
Andrea Ramos/Estadão

"Além disso, com o V8 é mais fácil manter velocidade constante, independentemente do tipo de topografia. Assim, fica mais fácil obter média de consumo", explica Gallão.

De acordo com o diretor da Scania, o veículo com motor de 16 litros tem bastante atuação em operações rodoviárias como de grãos com rodotrem, no Mato Grosso, por exemplo. Bem como em Minas Gerais devido a topografia. Ademais, empresas que fazem o transporte de cargas indivisíveis também usam o caminhão V8 da marca.


Entretanto, há quem opere com o caminhão da Scania até em estradas com pouca topografia, porque ele consegue trabalhar em marchas mais reduzidas. É o caso do transporte de cana de açúcar tracionando 91 t de PBTC (peso bruto total combinado). Assim, faz velocidade média e economiza diesel.

Vale ressaltar que para as operações mencionadas, a Scania oferta a versão cavalo-mecânico. Os modelos 6x2 e 6x4 são os mais usados. Porém, agora, a marca traz de forma inédita ao Brasil a versão rígida do veículo para operações no fora de estrada. Por ora, a marca dispõe do modelo 10x4, mas a Scania pode ofertar qualquer tração. Vai depender do estudo de engenharia.

Scania R 660 V8 mineração
Andrea Ramos/Estadão

Duas motorizações de 16 litros

Para atender às demandas do Euro 6, a Scania traz para o Brasil duas motorizações V8. A de 660 cv com 336,7 mkgf e de 770 cv com 377,5 mkgf de torque máximo. Este, o caminhão mais potente do mundo produzido em série. De acordo com a Scania, para a norma Euro 6, esses propulsores estão 2% mais econômicos que a geração Euro 5.

Para a mineração, a versão do V8 660 combina a uma caixa GRSO 935 com redutor nos cubos de roda RBP 900. E tem capacidade de tração de 210 t.

Ficha Técnica Scania R 660


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