Redação

03/08/2020 - 4 minutos de leitura.

Tesla produzirá caminhão elétrico Semi no Texas

A Tesla vai produzir o caminhão elétrico Semi na nova fábrica que a empresa erguerá no Texas, Estados Unidos, onde também serão feitos a Cybertruck e os automóveis Model 3 e Model Y

Caminhão elétrico Tesla Semi será produzido no Texas
Crédito: Tesla/Divulgação

O Tesla Semi, caminhão elétrico da marca norte-americana, já tem local definido de produção. Será na nova fábrica da Tesla, em Austin, no Texas. O CEO da empresa, Elon Musk, confirmou que a nova planta produzirá também a picape Cybertruck.

A construção da fábrica foi confirmada pelo executivo durante conferência de imprensa no fim de julho. Com o início da produção, os caminhões elétricos de longo curso finalmente chegarão às estradas. O lançamento do Tesla Semi está previsto para ocorrer no fim de 2021.



Em junho, Musk revelou que a produção em série do caminhão elétrico começaria neste ano. A informação foi divulgada em um e-mail enviado pelo dono da Tesla a todos trabalhadores da companhia. A mensagem não informava o cronograma de produção.

O cavalo-mecânico elétrico da Tesla pode rodar até 965 km. Essa autonomia é garantida pela empresa mesmo com o caminhão totalmente carregado. O Semi terá Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de cerca de 36,3 toneladas. Gigantes do setor de transporte, como UPS, FedEx, DHL e Pepsi, já demonstram interesse no modelo.

Fábrica tem apelo ambiental e Tesla lucros recordes

Tesla

A nova fábrica também será responsável pela produção da elétrica Cybertruck. Na planta serão feitos ainda os automóveis Model 3 e Model Y. A produção será dedicada a atender consumidores da América do Norte.

Musk descreveu a nova fábrica como um “paraíso ecológico”. A unidade será erguida às margens do rio Colorado e poderá ser visitada. Terá trilha para passeios a pé e de bicicleta, de acordo com o executivo.

Os visitantes poderão contemplar pássaros, borboletas e peixes nos rios. A planta contará com todas as etapas de produção. Haverá estamparia e setores de soldagem e fundição de alumínio.

O anúncio sobre a construção da fábrica em Austin foi feito durante um dos melhores momentos da história da Tesla. Segundo a agência Reuters, a empresa teve lucro pelo quarto trimestre consecutivo. No relatório divulgado no fim de julho, a companhia apresentou lucro de US$ 104 milhões (cerca de R$ 540 milhões, na conversão direta).

Notícias relacionadas