Mercado

Stellantis e Toyota criam van grande com versão elétrica e foco na Europa

Van desenvolvida por Stellantis e Toyota terá versão elétrica, será produzida na mesma fábrica que faz a Ducato e mira mercado europeu

Aline Feltrin

31 de mai, 2022 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Stellantis e Toyota expandem parceria
Crédito:Toyota/Divulgação
Stellantis e Toyota expandem parceria

A Stellantis e Toyota Europe (TME) vão fazer uma nova van em conjunto. O modelo de grande porte terá versão elétrica. Segundo as duas empresas, inicialmente o modelo focará o mercado europeu. Além disso, será vendido com a marca Toyota.

Leia também: Einride cria semirreboque elétrico que amplia a autonomia aos caminhões

A nova van será produzida em duas fábricas da Stellantis. Ou seja, em Gliwice, na Polônia, e em Atessa, na Itália. Na planta italiana será feita também a versão elétrica da Ducato. Assim como o novo modelo da Toyota, o lançamento está previsto para meados de 2024.


Publicidade

Portanto, é possível super que as duas vans irão compartilhar a plataforma. Aliás, Stellantis e Toyota já têm acordos para produção de veículos. O primeiro, de 2012, resultou em uma van de médio porte da Toyota. Porém, o modelo é feito na fábrica da Stellantis em Hosdain, na França.

Além disso, há um acordo assinado em 2019. Assim, permitiu o desenvolvimento e a produção de uma van compacta. Nesse caso, a produção é na fábrica pela Stellatins em Vigo, na Espanha.

Parceria de Stellantis e Toyota visa redução de custos

“Este acordo fortalece nossa liderança na Europa. Sobretudo no segmento de veículos comerciais leves e de baixa emissão", diz o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. "Ademais, com este terceiro compromisso a Stellantis reforça sua experiência no segmento.”


Seja como for, a parceria beneficia as duas companhias. Afinal, as empresas poderão reduzir os custos de desenvolvimento. Bem como os de produção.

Segundo o CEO da TME, Matt. Harrison, o novo veículo "representa uma contribuição fundamental" para as metas de crescimento da Toyota. "E para a sua linha de veículos comerciais, juntamente com a picape Hilux, Proace e Proace City." Conforme o executivo, a novidade vai permitir que a marca forneça soluções de mobilidade em todos os segmentos de mercado.

Deixe sua opinião