Você está lendo...
Scania lança primeiro caminhão a gás para coleta de lixo residencial
Lançamentos

Scania lança primeiro caminhão a gás para coleta de lixo residencial

Caminhão Scania P 280 4x2 tem motor a gás mais silencioso para atuar em zonas residenciais e aposta no conforto com cabine espaçosa

Andrea Ramos

17 de mar, 2022 · 4 minutos de leitura.

Scania lança P 280 a gás para coleta de lixo
Scania P 280 a gás
Crédito:Scania/Divulgação
Scania lança P 280 a gás para coleta de lixo

A Scania apresentou um novo modelo de caminhão a gás. Trata-se do P 280 4x2 destinado à coleta de lixo residencial. O modelo utiliza o motor OC9 de ciclo Otto de 9 litros, com cinco cilindros em linha. Ele desenvolve 280 cv de potência a 1.900 rpm e robustos 142,8 mkgf de torque máximo entre 1.000 rpm e 1.400 rpm.

Vale ressaltar que o motor OC13 não foi adaptado. Ou seja, ele foi criado com base no ciclo Otto. Nesse sentido, tem as mesmas velas de ignição dos motores a gasolina. Assim, a pré-mistura do combustível decorre antes da entrada nos cilindros. Seja como for, trata-se de um motor mais limpo e silencioso. Portanto, direcionado a atuar em bairros residenciais.  

LEIA TAMBÉM
BYD aposta da eletrificação do transporte coletivo no Brasil em 2022


Outros dois diferencias do caminhão a gás são a suspensão a ar no eixo traseiro e a caixa automatizada. A suspensão a ar traz mais conforto ao motorista e ocupantes. Assim como ajuda na redução do consumo de combustível e do custo de manutenção.

Do mesmo modo, a caixa automatizada também traz mais eficiência à operação, bem como conforto ao motorista. Trata-se da Scania Opticruise de 12 marchas calibrada para atender à demanda do serviço. A cabine P, apesar de menor em relação às irmãs G e R, ainda se destaca por ser a maior do segmento. Assim, oferece mais espaço interno e conforto.

Scania lança P 280 a gás para coleta de lixo
Scania/Divulgação

Ciclo virtuoso

Dentro da atividade à qual se destina, o novo caminhão P 280 pode, ainda, transportar o lixo que gera o biometano. Os aterros sanitários produzem o metano, que pode virar biogás. Entretanto, na maioria das vezes, o metano é queimado e perdido.

Seja como for, vale destacar que a Scania já superou os 600 caminhões a gás comercializados. Assim como vendeu recentemente os primeiros veículos movidos 100% a GNL (gás natural liquefeito) para a Morada Logística (SP).  

Linha Scania a gás: seguros e viáveis

Os caminhões Scania movidos a gás (GNV ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores têm tecnologia para atender aos requisitos do Proconve fase P8 ou Euro 6, norma que entrará em vigor a partir de janeiro de 2023. Além do P 280 4x2, há as versões com motores de 340 cv e 410 cv ? este último, líder de vendas da linha a gás. Além disso, a Scania já demonstrou seu ônibus a gás, o modelo urbano K 280 4x2.