A nova geração da Iveco Daily ganhou versão motor-home no Brasil. O projeto é assinado pela Santo Inácio, empresa localizada em Gramado (RS). A casa sobre rodas pode ser personalizada de acordo com o gosto do cliente. O preço sugerido parte de cerca de R$ 399 mil. Esse valor não inclui o chassi-cabine, que custa em torno de R$ 160 mil.
Os valores dependem do modelo escolhido, dos opcionais e também da oscilação do valor do chassi nas concessionárias. O modelo semi-leve da Iveco tem uma das linhas mais versáteis e extensas do mercado. Há cerca de 60 configurações, que permitem atender as mais diversas aplicações. Entre as mais comuns estão plataforma, baú, para carga seca, transporte de passageiros e food truck.
O Motor-home é montado sobre a versão chassi-cabine da nova geração do Daily 70-170. O modelo motor FPT F1C de quatro cilindros, turbodiesel, gera potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 46 mkgf de 1.250 a 2.900 rpm. A transmissão é manual, ZF 6S 480, de seis velocidades.
Publicidade
Nessa configuração, o Daily traz de série sistema multimídia com espelhamento de celular e vários itens de segurança. Há freios com antitravamento ABS e EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem). O modelo também traz controle eletrônico de estabilidade (ESP). Há ainda assistente de saída em rampa e controle de estabilidade para reboques.
Leia Mais
“A adesivagem associada às características do novo chassi criaram um conjunto harmônico”, diz o responsável pelo marketing da Santo Inácio, Júnior Ghesla. A empresa é uma das maiores fabricantes de motor-homes da América Latina. A companhia também trabalha com modelos da Mercedes-Benz.
O modelo baseado no Iveco Daily só pode ser guiado por motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C. Isso porque o chassi-cabine tem Peso Bruto Total (PBT) de 7 toneladas. Condutores com CNH na categoria B podem dirigir modelos com PBT de até 6 toneladas. É o caso de algumas versões da Sprinter 416 transformadas em motor-home pela Santo Inácio.
“Estamos trabalhando em novos projetos com esse chassi que se destaca pela robustez e pela grande capacidade de carga. Isso permite fabricar um verdadeiro lar sobre rodas. O modelo alia todo o conforto e praticidade de uma casa com a motorização potente e a boa dirigibilidade do chassi”, diz Ghesia.
A principal diferença do chassi do motor-home é o eixo traseiro exclusivo produzido pela marca Iveco. Como as engrenagens receberam tratamento especial, há uma redução significativa no nível de ruído. Outro destaque é o conjunto de suspensão com molas parabólicas que, segundo informações da empresa, proporciona maior nível de conforto.
Daily motor-home será exportado
Dono de um Daily Motorhome, Luiz Antônio Hohenberger diz que pretende viajar pelo Brasil e outros países, como Uruguai e Argentina. Morador de Xaxim (SC), ele comprou o primeiro modelo em 1999. Depois disso, passou a viajar pela América Latina com a esposa Cátia e as três filhas do casal.
Hohenberger conta que as duas netas e os genros também passarão a viajar no novo veículo. “Tenho uma Daily para transporte de cargas na empresa e conheço bem a qualidade da marca. Por isso, escolhi comprar o modelo sobre o chassi da nova Daily, que conheci durante a Fenatran 2019. Foi amor à primeira vista!”, diz o empresário.
Ele afirma que o que mais chamou sua atenção foram o desenho moderno, o interior confortável e a tecnologia embarcada. “Hoje, minha família e eu temos uma ‘casa’ para viajarmos com tranquilidade e segurança e aproveitarmos o convívio.”