No ano em que a Mercedes-Benz Sprinter celebra 25 anos de Brasil, a marca também comemora os bons resultados de vendas no País. De acordo com a Mercedes-Benz Vans, a projeção é de encerrar 2022 com crescimento de 10%. O resultado se deve ao aumento das vendas da divisão de carga, bem como à retomada do transporte de passageiros.
Assim, as vendas na divisão de carga estão quase que no mesmo patamar da gama de passageiros. Vale lembrar que a Sprinter sempre dominou o mercado de vans de passageiros.
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Nesse sentido, CEO e presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Carlos Garcia, explica que o mix de vendas da Sprinter é de 40% da versão van, 40% da furgão e 20% da chassi-cabine.
“O transporte de última milha cresce fortemente no País. Além disso, o mercado de ambulância é bastante cativo. E está sempre renovando. Contudo, no pós-pandemia vimos também crescer o segmento de motorhome. Ainda é uma participação pequena. Mas com muito potencial”, analisa Garcia.
Mesmo com o aumento das vendas dos furgões, a marca ainda mantém a vice-liderança no mercado. A liderança é do furgão Renault Master.
Segurança embarcada gera oportunidades
Seja como for, para Garcia o mercado vem amadurecendo. Ou seja, o cliente entende a diferença entre preço e valor. E está optando pelo valor que é trabalhar com a Sprinter.
Nesse sentido, o executivo revela que vêm crescendo o número de pequenos empreendedores interessados na Sprinter pela lista de equipamentos que possui. E que esse comportamento está bem pulverizado no País.
“Claro que há segmentos que buscam preço. Por outro lado, em diversas partes do País há clientes que nos procuram porque testaram a Sprinter e viram que ela faz boa média, que é segura e que esses são itens que entram na conta do TCO”, diz Garcia.
De empreendedora a dona de franquia com Sprinter
À exemplo disso, a mineira Andréia Santos, de 48 anos, está mudando a sua vida a bordo de uma Sprinter. Em 2019, a até então dona de um salão de cabeleireiro em Belo Horizonte, MG, teve de encerrar as atividades do salão para acompanhar o marido. Ele se mudou para o interior paulista a trabalho.
Assim, quando estava organizando a vida após a mudança para abrir outro salão em Paulínia, onde mora, chegou à pandemia da Covid-19.
“Comecei a pensar o que poderia fazer. Porque ninguém ia mais ao salão. Foi então que eu comecei a atender na casa das clientes. O que não era legal. Houve um caso que lavei o cabelo da cliente com mangueira porque nem todas as clientes têm estrutura”, explica Andréia.
Foi então que pensou em montar um salão sobre rodas. Assim poderia ir até à cliente. Mas levando o clima de um salão de beleza e todos os equipamentos e acessórios necessários.
Com o apoio do marido, a empresária começou a procurar o veículo ideal. “A minha exigência era com relação a segurança. Tenho clientes em outras regiões. Sabia que eventualmente pegaria a estrada. Nesse sentido, só a Sprinter oferecia itens completos de segurança”, diz.
Sem paradas
Seja como for, hoje Andréia já rodou 60 mil km com o veículo. E não precisou fazer paradas para manutenção. Além disso, desde quando começou a trabalhar, no final de 2020 até agora, sua atividade já pagou o a transformação do furgão em salão de beleza e 50% do financiamento.
A cabeleireira empresária atende em média cinco clientes por dia. E oferece a bordo da Sprinter serviços de manicure, corte, maquiagem e até química. Para isso, conta com uma funcionária. Ademais, por causa do diferencial do serviço, atualmente ela trabalha em eventos, bem como festas de casamentos. Por isso, parte do salão se transforma em quarto e cozinha.
O local de trabalho vira moradia
A bordo, além de um sofá que se transforma em cama, há um lavatório, cadeira de cabeleireiro com bancada e espelhos (para maquiagem), banheiro, cozinha com uma pia e cooktop. E o banco do motorista é giratório. Assim, é possível integrar todo o ambiente.
A intenção de ter uma casa a bordo é para que a empresária tenha onde descansar quando viaja para cumprir a agenda de eventos. Seja como for, Andréia e seu marido estudam a possibilidade de expandir a empresa por meio de franquias. Nesse sentido, uma das exigências é que o franqueado monte o salão em uma Sprinter.
“A segurança é algo que eu levo muito a sério. Outra questão é que até agora não precisei parar o veículo para qualquer tipo de intervenção. Por isso, rapidamente conseguirei pagar o financiamento”, diz.
Lista de equipamentos de segurança atrai o cliente
A Mercedes-Benz Sprinter é equipada com Assistente Ativo de Frenagem (ABA). O componente identifica objetos estáticos e móveis na pista. E à medida que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista, visual e sonoro para que ele diminua a velocidade. Contudo, caso isso não ocorra, o sistema freia o carro de modo seguro.
Outro item é o sistema Adaptativo 9i. Ele evita que o carro tombe mesmo em alta velocidade ou mesmo carregado até a parte mais alta do compartimento de carga.
Ademais, há ainda o controle de tração (ABS e ASR), servofreio de emergência (BAS), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), controle de carga adaptativo (LAC), controle de rolagem (ROM), interação de movimento de rolagem (RMI), pré-carga eletrônica de freio (EBP) e limpeza dos discos de freio (BDW).
Motor P8 para as gamas de 4 t e 5 t
Vale ressaltar que a Sprinter conta com versões com capacidade de carga de 3,5 t, 4,1 t e 5 t. Sendo que as duas últimas versões ganharam motor para atender às demandas do Proconve P8 (Euro 6), a partir de janeiro de 2023.
Por lei, a Sprinter Street já conta com motor Euro 6 desde janeiro. Afinal, a regra para veículos com PBT de até 3,5 t passou a valer neste ano.
Assim, o novo motor Mercedes-Benz OM 654 tem bloco de alumínio, com peso reduzido. Além disso, está mais silencioso e com menos vibrações. Para melhor desempenho e durabilidade, os cilindros contam com revestimento que reduz o atrito.