Avaliação

Novo Sprinter furgão é versátil e gostoso de dirigir

Na linha 2022, Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI de 9 m³ tem ampla lista de equipamentos e motor elástico, que responde bem aos comandos do motorista

Andrea Ramos

05 de jul, 2022 · 8 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz Sprinter
Mercedes Sprinter
Crédito:Leo Souza/Estadão
Mercedes Sprinter

O novo Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI é um furgão versátil. Afinal, tem peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas e pode ser guiado por motoristas com carteira de habilitação de categoria "B". Além disso, traz vários equipamentos de segurança e conforto. Embora seja destinado ao transporte de carga, tem comportamento parecido com o de automóveis. O preço sugerido da linha 2022 parte de R$ 250.600.

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O Estradão avaliou a versão com salão de 9 m³. Segundo a Mercedes-Benz, o furgão leva até 1.252 kg de carga útil. Durante três dias, rodamos com o Sprinter Street 315 CDI por ruas da capital paulista e em trechos rodoviários. Carregamos duas máquinas que, juntas, pesam cerca de 900 kg. Rodamos 202 km e o computador de bordo marcou média de 9,4 km/l de diesel.


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Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI de 9 m³
Versão com 9,5 m³ tem 5,93 metros de comprimento; Fotos: Leo Souza/Estadão

De acordo com a marca alemã, O Sprinter de 9 m³ representa 21% das vendas no segmento de furgões Street. Ou seja, fica atrás apenas da versão com 14 m³ e 4.325 mm de distância entre os eixos. Essa opção detém 37% dos emplacamentos.

Bom conjunto mecânico

Ainda conforme a Mercedes-Benz, o Sprinter Street 315 de 9 m³ é ideal para operações de transporte de cargas e entregas expressas. Sobretudo pela facilidade de manobras em locais com acesso restrito. É o caso de edifícios e shoppings, por exemplo. Nesse caso, a versão com teto baixo é mais recomendada.


Seja como for, o furgão tem motor de sobra. O Mercedes-Benz OM 654 turbodiesel é um quatro-cilindros em linha de 2 litros. Conforme dados da marca, a potência de 150 cv surge às 3.800 rpm. Já o torque de 34,7 mkgf é entregue entre 1.200 rpm e 2.400 rpm.

A transmissão é manual de seis velocidades. Trata-se de uma caixa fornecida pela ZF, cuja última marcha tem relação 1:1 e funciona como overdrive. Ou seja, contribui para reduzir o consumo de diesel quando o furgão estiver rodando com a última marcha engatada. Confira a ficha técnica completa mais abaixo.

Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI de 9 m³
Sexta marcha do câmbio manual funciona como overdrive e ajuda a reduzir o consumo de diesel

Comportamento agrada

Assim, trafegando em estrada em sexta marcha e a 80 km/h, a rotação do motor ficou nas 1.400 rpm. Portanto, há uma ampla faixa de rotação disponível. O motor trabalha com folga e responde prontamente caso seja preciso fazer uma ultrapassagem, por exemplo.

O bom comportamento dinâmico também é evidente na estrada e em ambiente urbano. Durante a avaliação, em subida íngreme, o Sprinter manteve velocidade média de 30 km/h com a terceira marcha engatada e o motor trabalhando a 1.100 rpm.

Da mesma forma, circulando a cerca de 40 km/h e variando entre a terceira e a quarta marchas, a rotação oscilou das 1.000 às 1.100 rpm. Nesse tipo de uso, ficou evidente o bom ajuste do câmbio, com engates precisos e justos. Com isso, o Sprinter furgão se mostrou gostoso de guiar e sempre pronto a responder aos comandos do motorista.


Dimensões

Nesse sentido, colabora a embreagem de acionamento leve. Assim como a direção com assistência elétrica, que facilita as manobras. Sobretudo em vias estreitas, não foi difícil trafegar com o Sprinter. Isso é resultado também das dimensões reduzidas para esse tipo de veículo.

Segundo a Mercedes-Benz, o Sprinter furgão de 9 m³ tem 2.227 mm de altura. Contando os espelhos retrovisores, a largura é de 2.345 mm. Já o comprimento é de 5.932 mm. Por sua vez, a distância entre os eixos do modelo avaliado é de bons 3.665 mm.

Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI de 9 m³
Cabine ampla recebe bem três ocupantes e o bom isolamento acústico chama a atenção

Outra virtude do Sprinter é o isolamento acústico bem dimensionado. Assim, a cabine fica isolada de ruídos externos e pouco se ouve o barulho do motor a diesel trabalhando. Além disso, chama a atenção a capacidade de o ar-condicionado manter agradável a temperatura a bordo.

Ampla lista de equipamentos

A lista de equipamentos é outro destaque do modelo. Há, por exemplo, sistema de partida sem uso de chave como item de série. Andamos na versão com equipada com o pacote Hi-Tech. Nele, o ar-condicionado, por exemplo, é digital. Há ainda a câmera na traseira que também contribui com a segurança.

As imagens são projetadas na tela de 10,2 polegadas sensível ao toque do sistema multimídia, batizado de MBUX. Trata-se de uma versão do dispositivo que equipa automóveis da Mercedes-Benz, como o SUV GLA 200, por exemplo. Por meio da tela, dá para fazer ajustes no som, que tem conexão via Bluetooth, e espelhar aplicativos do smartphone.


Várias dessas funções podem ser acessadas pelo volante multifuncional. Vidros, espelhos e retrovisores elétricos fazem parte do pacote. No quesito segurança, há air bags para motorista e passageiros. Bem como assistente ativo de frenagem de emergência e de partida em rampa. Assim como estabilizador de vento lateral. Esse recurso reduz o risco de capotamento.

Veredicto

Mercedes-Benz Sprinter Street 315 CDI de 9 m³
Pacote Hi-Tech inclui itens como central multimídia com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque

Veredicto

O furgão Sprinter Street 315 CSI é uma ótima opção para entregas de curtas e médias distâncias. Para isso, colaboram suas dimensões. Bem como o ótimo motor OM 654, que garante desenvoltura tanto na cidade quanto em estradas. Além disso, o modelo tem ampla lista de itens de segurança e conforto.


Ficha Técnica Sprinter Street CDI 9 m³

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