Notícias

Truck Center em posto de combustível para atendimento rápido é a nova aposta da Mercedes-Benz

Com o Truck Center, que vai funcionar em postos de combustíveis de grande fluxo de caminhões, a Mercedes-Benz também quer atingir os clientes que não buscam os serviços na concessionária

Andrea Ramos

13 de out, 2020 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz lança Truck Center em posto de combustível para atendimento rápido
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz lança Truck Center em posto de combustível para atendimento rápido

A Mercedes-Benz anunciou uma nova oferta de serviços que inclui o Truck Center para serviços e reparos rápidos. Ele vai funcionar em postos de combustíveis com grande fluxo de caminhões pelo País. O objetivo é aumentar a capilaridade e expandir os negócios da marca na área de serviços.

O primeiro Truck Center da marca - e que serviu de base para outros dois inaugurados em São Paulo e na Paraíba - está localizado na BR-101, na cidade de Tanguá, no Rio de Janeiro. A estrutura foi inaugurada há três meses em parceria com a concessionária Mardisa, de São Gonçalo (RJ). E o local foi escolhido por ser um importante trecho de ligação entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.



Diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil, Silvio Renan explica que a ideia é estar mais próximo do cliente. E oferecer serviços rápidos para que os veículos permaneçam mais tempo disponíveis. O espaço contará com assistência básica como pequenos reparos, revisões preventivas e serviços rápidos previstos nos planos de manutenção como troca de óleo e filtros, por exemplo. São serviços que não necessitam de uma estrutura de concessionária.


Publicidade

"O Truck Center trará qualidade e conveniência para o motorista que está em trânsito. Além disso, dará segurança para o gestor da frota”, diz Renan. O Truck Center é um projeto que se baseia numa parceria com postos de combustíveis localizados nas principais rodovias do Brasil.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando o atendimento principalmente em novas áreas geradas pela expansão de atividades do mercado e do crescimento econômico. Como aquelas atendidas por caminhões extrapesados”, afirma Silvio Renan.


Estrutura operacional

Vale ressaltar, no entanto, que o Truck Center sempre pertencerá à área operacional do concessionário Mercedes-Benz. Portanto, não está aberto a parcerias com Truck Centers independentes.

Renan explica que é difícil falar sobre investimentos de uma unidade Truck Center. Porque isso depende muito do modelo de negócio. O espaço onde funcionará um Truck Center pode ser alugado como a concessionária pode investir na construção da nova estrutura. Mas em ambos os casos adiciona-se o investimento em ferramental.

Truck Center terá oferta de serviços com peças Alliance

Além dos clientes Mercedes-Benz, donos de caminhões de outras marcas poderão usufruir dos serviços do Truck Center. De acordo com Renan, clientes de outras marcas podem utilizar dos serviços utilizando peças da Alliance Truck Parts. A linha é formada por itens de reposição multimarcas como tambores, lonas, discos e pastilhas de freio, filtros, bombas d’água, turbinas e embreagens.


De acordo com o diretor de peças e serviços da Mercedes, a proposta é também estreitar o relacionamento com clientes que hoje não utilizam a concessionária, bem como donos de caminhões mais antigos.

Nova estrutura da Mercedes-Benz deve crescer

Mais dois endereços oferecem os serviços do Truck Center da Mercedes-Benz. Um fica localizado na cidade de Roseira (SP), no km 82 da Rodovia Presidente Dutra, pela De Nigris. O outro endereço está em Patos (PB), no Km 293 da BR 230, pela concessionária Unidas.

A Rede Mercedes-Benz, a maior do segmento de veículos comerciais, tem quase 280 pontos de atendimento em todos os Estados do País. São 180 concessionários, 99 oficinas dedicadas em clientes e nove lojas da SelecTrucks, de seminovos. E mais três unidades do Truck Center serão inaugurados até o final de 2021, mas ainda sem endereço definido.


Em ano de pandemia, MB aumenta a venda de peças

Segundo Silvio Renan, durante o mês de setembro, a Mercedes-Benz aumentou 43% as vendas de peças se comparar com o mês de março deste ano. E entre janeiro e setembro, a oferta de serviços cresceu 12%, se comparar com igual período em 2019.

"Eu vejo que o mercado está se recuperando. E isso vem se destacando nos últimos dois meses", conclui o diretor.

Deixe sua opinião