Notícias

Concessionária Mercedes-Benz ajuda clientes a reduzir custos

Com o Fleetborad, ferramenta de gestão da Mercedes-Benz, concessionária ajudou clientes a reduzir consumo de combustível e aumentou movimento da oficina

Redação

02 de out, 2020 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Concessionária Mercedes-Benz usa recursos de gestão de frota e fideliza clientes

A Vitória Diesel está utilizando o sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard, da Mercedes-Benz, para ampliar seus negócios. Há um ano, a equipe da revenda em Cariacica, na grande Vitória (ES), monitora os caminhões de vários clientes.

Os profissionais identificam a necessidade de reparo ou manutenção preventiva de forma remota. E, após a análise da ocorrência, é possível oferecer a solução mais adequada, levando em conta fatores como custo e tempo necessário para a intervenção.

LEIA TAMBÉM: Mercedes-Benz divulga o novo Actros na internet e ao vivo


Publicidade

Entre os resultados, foi possível reduzir em até 13% o consumo de combustível. Também por meio da gestão da concessionária, houve 62% de melhoria na utilização dos freios de serviço de caminhões dos clientes. Isso contribuiu para ampliar a durabilidade das lonas de freio.

Autorizada Mercedes-Benz não cobra pelo monitoramento

Também, segundo dados da concessionária, houve casos em que a melhoria do modo de condução chegou a 30%. Com o serviço, batizado de Projeto Conectados, a autorizada registrou 10% de aumento na procura por agendamento de serviços.

“Os usuários do Projeto Conectados não pagam pelo monitoramento", afirma o diretor-comercial da Vitória Diesel, Alberto Nascimento Corrêa. De acordo com ele, o custo para os cliente é apenas da assinatura do Fleetboard.


Corrêa diz que o serviço passou a ser um diferencial da Vitória Diesel na venda de novos caminhões. E que o Projeto Conectados tem contribuído para aumentar o número de ativações do Fleetboard. "Além de aprimorar a experiência do cliente com a marca, registramos alta nas contratações de planos de manutenção e de outros serviços."

Agendamento de serviços cresceu 10%

O executivo explica que por meio do sistema de conectividade é possível realizar a programação de paradas para a transportadora. "Somos o braço direito do gestor na manutenção da frota. E chegamos a mais de 35% de assertividade no agendamento de manutenções"

Segundo Corrêa, a autorizada registrou aumente de 10% nos agendamentos e elevou o índice de retenção dos veículos na oficina. "Com isso, asseguramos a disponibilidade da frota para o cliente. E houve uma grande melhora no índice de satisfação.”


Mais de 200 caminhões pesados de 50 clientes da Vitória Diesel são monitorados pelo Fleetboard. A informação é do gerente-sênior de vendas de serviços e soluções integradas da Mercedes-Benz, Érico Fernandes.

Clientes aprovam novo serviço

É o caso da Superior Transportes, da cidade de Serra (ES). A empresa tem uma frota de 50 caminhões Mercedes-Benz, modelos Axor 2536 e 2544 (foto abaixo). A companhia atua no transporte de cargas fracionadas e opera rotas para São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, além de Estados do Nordeste.


A transportadora testou o Fleetboard por três meses. E, graças aos bons resultados, adquiriu o sistema para toda a frota. Os caminhões também têm plano de manutenção Best Basic. “O Fleetboard é muito bom. Melhoramos muito o consumo de combustível com a ferramenta de nota dos motoristas", afirma o gestor de frota da Superior Transportes, Patrik Ewald.

"Todos os que apresentaram nota baixa receberam treinamento. E todos obtiveram melhora. Também usei essas notas como base para premiar os motoristas e oferecer incentivos”,  diz Ewald.

Segundo informações da Mercedes-Benz, o Fleetboard pode contribuir para redução de até 15% dos custos operacionais. Isso inclui consumo de combustível e custos de manutenção. A solução também permite aumentar a disponibilidade da frota.


Deixe sua opinião