Citroën e Peugeot, marcas que pertencem ao Grupo PSA, renovaram as linhas de furgões Jumpy e Expert Vitré. A novidade são os vidros laterais. Os dois modelos compartilham a mesma plataforma, são praticamente iguais e têm o mesmo preço sugerido, a partir de R$ 138.290. As diferenças são o desenho da grade dianteira e dos faróis e alguns detalhes internos, além, evidentemente, do emblema.
Leia Mais
Segundo informações das marcas, a vantagem das novas configurações de Jumpy e Expert é a possibilidade de receberem qualquer tipo de adequação. Isso sem a necessidade de cortes na lataria, uma vez que agora há vidros laterais. O compartimento de carga também foi remodelado.
Publicidade
Além disso, itens que normalmente são descartados por empresas transformadoras foram suprimidos. É o caso do separador da parte inferior da cabine. A disposição da fiação elétrica também foi redesenhada, para evitar cortes e alterações. Isso, segundo as duas marcas, facilita o serviço de transformação. E reduz o tempo de parada dos furgões.
Jumpy e Expert têm dirigibilidade de automóvel
As fabricantes chamam a atenção para a dirigibilidade da linha Jumpy e Expert Vitré. Fabricados no Uruguai, os dois furgões podem ser dirigidos por quem tem CNH de categoria "B". As marcas informam que ambos oferecem dirigibilidade semelhante à de carros de passeio.
Faz sentido. Afinal, Jumpy e Expert Vitré são feitos sobre a plataforma modular EMP2. A base da PSA é a mesma da minivan Citroën C4 Picasso e do SUV Peugeot 3008. Em ambos, a posição do motorista é elevada. Isso privilegia tanto a visibilidade quanto o acesso aos comandos.
A banco do condutor, aliás, tem ajuste de altura e do comprimento do assento. Há apoio de cabeça e descansa braço. Sob o assento do passageiro há um espaço para guardar objetos. Na cabine há vários porta-trecos que somam 60 litros.
Outra novidade está no sistema de refrigeração, que foi reforçado. O painel de instrumentos tem tela de LCD e inclui computador de bordo, regulador e limitador de velocidade e GSI. Esse sistema avisa o momento ideal de trocar a marcha. O objetivo é reduzir o consumo de combustível. Segundo informações das marcas, tanto o Jumpy quanto o Expert Vitré podem rodar até 900 km com um tanque de diesel.
Os dois modelos também compartilham o motor BlueHDi 1.6 turbodiesel. Esse quatro-cilindros gera potência de 115 cv e torque de 30 mkgf a partir de 1.750 rpm. A transmissão é manual de seis marchas. Esse conjunto, de acordo com os fabricantes, garante ao veículo autonomia de quase 900 km.
Lista de equipamentos
A lista de itens de série dos dois furgões inclui equipamentos importantes. É o caso do assistente de saída em rampa, que evita que o carro volte em saídas muito íngremes. Há também dois air bags frontais e controle eletrônico de estabilidade (ESP). E alerta de fadiga, que indica, por meio de uma luz no painel, que se acende se o motorista dirigir por mais de duas horas ininterruptas acima dos 65 km/h.
A suspensão recebeu nova calibragem. O sistema também ganhou molas mais compridas que os modelos vendidos na Europa. Outra exclusividade é o protetor de cárter de 2 mm de espessura, que protege o motor e caixa de câmbio.
Capacidades técnicas
Jumpy e Express têm 5,3 metros de comprimento total, 2,2 m de largura e 1,94 m de altura. A distância entre os eixos é de 3,27 m. O volume do compartimento de carga é de até 6,1 m³ e a carga útil é de 1.500 kg. O Peso Bruto Total (PBT) é de 3.219 kg.
A porta lateral é deslizante e as traseiras têm ângulo de abertura de 90° a 180°. Isso facilita o carregamento e o descarregamento.
A cor branca é de série. A lista de opcionais é ampla. Inclui itens como porta-objetos e cinzeiro, suporte para smartphone e jogo de tapetes de borracha. Sensor de obstáculos na traseira, para-fusos antifurto das rodas e calhas também.